Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30751
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCoriolano, Helena Maria Barbosa da Paz Chaves-
dc.date.accessioned2024-07-19T19:56:47Z-
dc.date.available2024-07-19-
dc.date.available2024-07-19T19:56:47Z-
dc.date.issued2023-11-13-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30751-
dc.description.abstractIn teaching licensure majors, the curricular component Supervised Teaching Internship has been indispensable for the students teaching practice experience, considering that, the internship in the school provides a linkage between the theory studied in the academy and the pedagogical practice itself, experienced in the classroom. Thereby, this work aims to reflect on the lived experience in the Youth and Adult Education (EJA), during the Supervised Teaching Internship III from the major of Geography (licensure) from the Federal University of Paraíba (UFPB). The internship’s pedagogical collaboration took place in the Technical Integral Citizen School (ECIT) Alice Carneiro, located in the Manaíra neighborhood, in the city of João Pessoa, in Paraíba state, under the supervision of the school’s Geography teacher. Another object of investigation in this research was the observation of the school functioning and the profile of EJA collective subjects. Therefore, the methodological procedures adopted were: bibliographic and documental research; observation of the Geography classes lectured by the school teacher; elaboration and application of a diagnostic questionnaire with the students; planning and execution of Geography lectures in the VI Cycle (EJA) class; and, the critical thinking about the internship. The results highlighted the fact that the EJA curriculum must be designed according to the modality particularities, recognizing the life histories, the experiences, the territorialities and the students’ realities, through the dialogic didactic mediation. The utilization of different methodologies in Geography teaching can be a successful alternative in EJA, as long as the pedagogical practice do not separate the school knowledge from the knowledge brought by the students during the class. In order for this to happen, it is essential to know who they are, what is the meaning of searching for the schooling process and what is the purpose of Geography in this context.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Josélia Silva (joseliabiblio@gmail.com) on 2024-07-19T19:56:47Z No. of bitstreams: 1 MBPCC19072024 .pdf: 4258960 bytes, checksum: 4846fc8fe4f8c40a52882210ef86e6c5 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-07-19T19:56:47Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MBPCC19072024 .pdf: 4258960 bytes, checksum: 4846fc8fe4f8c40a52882210ef86e6c5 (MD5) Previous issue date: 2023-11-13en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectEducação de jovens e adultospt_BR
dc.subjectEnsino de geografiapt_BR
dc.subjectEstágio supervisionado em geografiapt_BR
dc.subjectGeografiapt_BR
dc.titleA Educação de Jovens e Adultos (EJA) e o ensino de geografia na Escola Cidadã Integral Técnica (ECIT) Alice Carneiro, em João Pessoa-PBpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Marques, Ana Carolina de Oliveira-
dc.description.resumoNos cursos de licenciatura o componente curricular de Estágio Supervisionado de Ensino tem sido imprescindível para a experimentação da práxis docente pelos(as) licenciandos(as), tendo em vista que o estágio na escola proporciona uma articulação entre a teoria e a prática pedagógica, vivenciada na sala de aula. Desse modo, este trabalho tem como objetivo refletir sobre a experiência vivenciada na Educação de Jovens e Adultos (EJA), no Estágio Supervisionado de Ensino III do Curso de Licenciatura em Geografia da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). A colaboração pedagógica do estágio foi realizada na Escola Cidadã Integral Técnica (ECIT) Alice Carneiro, localizada no bairro de Manaíra, em João Pessoa-Paraíba, sob supervisão da professora de Geografia da escola. Também foram objeto de investigação deste trabalho a observação do funcionamento da instituição escolar e do perfil dos sujeitos coletivos da EJA. Para tanto, os procedimentos metodológicos adotados foram os seguintes: pesquisa bibliográfica e documental; observação das aulas de Geografia ministradas pela professora preceptora; elaboração e aplicação de questionário diagnóstico com os(as) estudantes; planejamento e execução de regências na turma de Geografia do Ciclo VI da EJA; e, reflexão crítica sobre o estágio. Os resultados evidenciam que o currículo da EJA deve ser pensado com base nas particularidades da modalidade, reconhecendo as histórias de vida, as experiências, as territorialidades e as realidades dos estudantes, através de uma mediação didática dialógica. A utilização de dissemelhantes metodologias para o Ensino de Geografia pode ser uma alternativa exitosa na EJA, contanto que a prática pedagógica não desvencilhe os saberes escolares dos saberes trazidos pelo(a) aluno(a) no momento da aula. Para que isso ocorra, é essencial conhecer quem são eles(as), qual o sentido da procura pela escolarização e para que serve a Geografia nesse contexto.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentGeociênciaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::GEOCIENCIASpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Geografia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MBPCC19072024 .pdf4,16 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.