Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3075
Tipo: | TCC |
Título: | Desafios para o ensino da língua inglesa nos cursos técnicos do SENAI-JP: um estudo de caso |
Autor(es): | Melo, Keicyane Karla Pereira |
Primeiro Orientador: | Maia, Angélica Araújo de Melo |
Resumo: | Este trabalho tem por objetivo investigar o processo de ensino-aprendizagem de língua inglesa em cursos técnicos do SENAI/João Pessoa, considerando aspectos relacionados ao material didático, metodologias de ensino, interação professor-aluno, interdisciplinaridade, a relação entre a língua estrangeira e a formação técnica do aluno, bem como os desafios enfrentados dentro dos cursos apresentados. Para isso, foi realizada uma pesquisa qualitativa usando a técnica de observação participante e a aplicação de um questionário em duas turmas do curso técnico em Eletromecânica do Centro de Educação Profissional Odilon Ribeiro Coutinho (CEPORC) em João Pessoa. A análise dos dados permitiu constatar que a abordagem do Inglês para fins específicos (ESP) usada como metodologia nas aulas permite trabalhar os objetivos propostos nas ementas dos cursos de Inglês Técnico analisados. Além disso, a análise das interações professor x aluno e aluno x aluno e da proposta interdisciplinar pelos alunos entrevistados revelaram aspectos positivos. Porém, a escassez de material didático, a péssima qualidade do material utilizado e a carga horária insuficiente são fatores que apresentam uma repercussão negativa no processo de ensino-aprendizagem da disciplina de Inglês Técnico. Apesar de se tratar de um estudo de caso específico, os achados da pesquisa nos permitem pensar sobre possíveis caminhos e estratégias para melhorar o processo de ensino de Língua Inglesa em cursos técnicos. |
Abstract: | This work aims at investigating the English language teaching and learning process in technical courses at SENAI/ João Pessoa, considering aspects related to teaching materials, teaching methods, teacher-student and student-student interaction, interdisciplinarity, the relationship between the foreign language and students’ technical education process, as well as the challenges faced within the courses presented. In order to achieve that aim, we did some qualitative research, using participatory observation techniques and a questionnaire, which was answered by two groups of the Eletromechanical Technician Course at the Professional Education Center Odilon Ribeiro Coutinho (CEPORC) in João Pessoa. Data analysis has shown that the approach English for specific purposes (ESP) used as a methodological reference in the classes facilitated the accomplishment of the objectives proposed for the Technical English courses in question. In addition, the analysis of the interactions between the teacher and students and among students, and of the interdisciplinary proposal of the course by the students interviewed revealed positive aspects. However, the scarcity and poor quality of teaching materials and the limited number of classes are factors that present a negative repercussion on the teaching-learning process of the Technical English course. Although it is a specific case study, the findings of the research allow us to think about possible paths and strategies for improving the process of English teaching in technical courses. |
Palavras-chave: | Língua inglesa - estudo e ensino Inglês técnico Curso Técnico - SENAI-JP |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Letras Estrangeiras Modernas |
Tipo de Acesso: | Acesso restrito |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3075 |
Data do documento: | 19-Mar-2014 |
Aparece nas coleções: | TCC - Letras - Inglês (Curso presencial) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
KKPM19032014.pdf | 680,08 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solicitar uma cópia |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons