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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3076
Tipo: | TCC |
Título: | Mediação na sala de aula de Língua Inglesa: A perspectiva vygotskiana |
Autor(es): | Coutinho, Larissa Chagas |
Primeiro Orientador: | Santos, Carmen Sevilla Gonçalves dos |
Resumo: | Este trabalho foi construído com o intuito de compreender como o conceito de mediação durante o ensino de língua inglesa é percebido por seus aprendentes. Para tanto, construiu-se e aplicou-se questionário aos alunos de uma escola de idiomas da cidade de João Pessoa. As respostas a este questionário foram analisadas à luz da teoria vygotskiana, sobretudo, o mencionado conceito de mediação e suas implicações no ensino de língua estrangeira. Faz-se importante salientar que não foi intenção julgar do ponto de vista moral positiva ou negativamente as atividades, processos de aprendizagens e/ou métodos de ensino identificados, mas sim, analisar como os alunos percebem a mediação realizada pelo docente na interação em pauta. Os resultados identificados indicam um déficit na mediação ocorrida em sala de aula dos alunos pesquisados. Em outras palavras, há mediação, mas esta ainda é incipiente. Depreende-se, portanto, que a mediação, na perspectiva vygotskiana, embora plenamente em consonância com a visão sociointeracional que deveria perpassar o ensino de língua inglesa, ainda precisa ser devidamente estudada, planejada e direcionada de forma a produzir aprendizagens efetivas como deveria ser a aquisição de uma nova língua através do conhecimento compartilhado com professores e colegas. |
Abstract: | This study’s main objective is to understand how the concept of interposition in the learning process of the students is perceived by themselves. Due to it, a questionnaire was built and applied in a group of English students of an language course, in the city of João Pessoa. The answers to this questionnaire were analyzed based on vygotsky’s theories, specially the interposition and its consequences in the teaching of the English language. Moreover, it’s extremely important to say that the main objective of this study is not to judge positively or negatively the activities or learning/method used by the teacher, but to analyze the influence of interposition inside the teaching/learning process. As a result, it can be said that there is a interposition “deficit” in the class of the students who answered the questionnaire. So, it can be said that there is interposition but yet incipient. Lastly, it’s important to understand that the Vygotsky’s perspective works according social interactionism, and for that reason it should also include the English teaching. In contrast, this concept still needs to be studied, planed and directed in order to offer an acquisition of a new language through the shared knowledge between teachers and students. |
Palavras-chave: | Língua Inglesa Mediação Teoria Vygotskiana |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Letras Estrangeiras Modernas |
Tipo de Acesso: | Acesso restrito |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3076 |
Data do documento: | 19-Mar-2014 |
Aparece nas coleções: | TCC - Letras - Inglês (Curso presencial) |
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