Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3077
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorGomes, Luanda Figueirêdo-
dc.date.accessioned2017-12-05T14:18:37Z-
dc.date.available2013-08-27-
dc.date.available2017-12-05T14:18:37Z-
dc.date.issued2013-08-27-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3077-
dc.description.abstractNot available.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Letras presencial Coordenação (letras.presencial@cchla.ufpb.br) on 2017-12-05T14:18:37Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) LFG27082013.pdf: 666605 bytes, checksum: b419085f8472f2298ea459c06b140e18 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-12-05T14:18:37Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) LFG27082013.pdf: 666605 bytes, checksum: b419085f8472f2298ea459c06b140e18 (MD5) Previous issue date: 2013-08-27en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso restritopt_BR
dc.subjectAfetividadept_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectLíngua inglesapt_BR
dc.subjectDeficiênciapt_BR
dc.titleAfetividade e construção do conhecimento: discutindo processos de mediação em aula de língua inglesa para alunos com deficiência visualpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Medrado, Betânia Passos-
dc.description.resumoAo longo do tempo, no contexto educacional, vem-se discutindo a importância da relação entre afetividade e cognição na sala de aula. No entanto, ainda nos dias atuais, percebe-se a preocupação dos professores com relação à maneira de se estabelecer esta relação em suas aulas e como se apropriar destes momentos para criar uma Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP)em um contexto de construção do conhecimento sócio-historicamente desenvolvido (VYGOTSKY, 1998). Com o entendimento de que no processo de ensino/aprendizagem de línguas estrangeiras, afetividade e processos cognitivos são inseparáveis, objetivamos discutir de que maneira processos de mediação em aula de língua inglesa para alunos com deficiência visual, proporcionados pela professora, contribuem na criação de ZDPs. Nosso corpus, coletado no âmbito do PRODELE, é composto de notas de campo e vídeos em uma sala de aula de inglês para alunos com deficiência visual. A análise qualitativa dos dados evidenciou que as ações mediadoras da professora estabeleceram a relação entre afetividade e construção do conhecimento, bem como a criação de ZDPs, a partir dos quais seus alunos puderam desenvolver uma aprendizagem significativa.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentLetras Estrangeiras Modernaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNASpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Inglês (Curso presencial)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LFG27082013.pdf650,98 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons