Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3078
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorParisi, Leonardo Lucena-
dc.date.accessioned2017-12-05T14:23:25Z-
dc.date.available2014-03-19-
dc.date.available2017-12-05T14:23:25Z-
dc.date.issued2014-03-19-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3078-
dc.description.abstractThis academic monograph aims at analyzing the presence of metafictional resources in two short stories by Edgar Allan Poe: The Oval Portrait and The Fall of the House of Usher. These narratives present different forms of representation of metafictional resources, allowing a broad view of how such resources can be developed in literature. Self-reflection and self-awareness, as techniques explored in metafictional works, present an instigating way to read literature, in which the reader’s participation plays a key part. A growing number of novels that use these metafictional techniques emerged in the twentieth century as part of the post-modernist movement, as well as theoretical studies on the subject and its influences in literature. However, the use of metafiction can be found in much older narratives, as in many works of great writers such as Cervantes, Machado de Assis, and Edgar Allan Poe. The two latter, being important names in nineteenth-century literature.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Letras presencial Coordenação (letras.presencial@cchla.ufpb.br) on 2017-12-05T14:23:25Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) LLP19032014.pdf: 170372 bytes, checksum: 70d11caf7fd12065f5f06aaf522c34ad (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-12-05T14:23:25Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) LLP19032014.pdf: 170372 bytes, checksum: 70d11caf7fd12065f5f06aaf522c34ad (MD5) Previous issue date: 2014-03-19en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso restritopt_BR
dc.subjectEdgar Allan Poept_BR
dc.subjectContopt_BR
dc.subjectMetaficçãopt_BR
dc.titleEstratégias metaficcionais em dois contos de Edgar Allan Poe: A relação entre o leitor, o “retrato”, e a “casa”pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Rodrigues, Genilda Alves de Azerêdo-
dc.description.resumoEste trabalho de conclusão de curso (TCC) tem por objetivo analisar a presença de recursos metaficcionais em dois contos de Edgar Allan Poe: O Retrato Ovalado e A Queda da Casa de Usher. Estas narrativas apresentam diferentes formas de representação de recursos metaficcionais, permitindo uma ampla visão de como tais recursos podem ser desenvolvidos na literatura. A autorreflexão e a autoconsciência, como técnicas exploradas em obras metaficcionais, apresentam uma instigante maneira de se ler literatura, na qual a participação do leitor é peça fundamental. Um crescente número de romances que se utilizam dessas técnicas metaficcionais surgiu no século XX, como parte do movimento pós-modernista, assim como uma sistematização teórica sobre o tema e suas influências na literatura. Contudo, o uso da metaficção pode ser encontrado em narrativas bem mais antigas, como em muitos trabalhos de grandes escritores, como Cervantes, Machado de Assis, e Edgar Allan Poe, sendo os dois últimos importantes nomes da literatura do século XIX.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentLetras Estrangeiras Modernaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNASpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Inglês (Curso presencial)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LLP19032014.pdf166,38 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons