Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3080
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Philipe Augusto Teixeira dos-
dc.date.accessioned2017-12-05T14:34:55Z-
dc.date.available2013-08-27-
dc.date.available2017-12-05T14:34:55Z-
dc.date.issued2013-08-27-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3080-
dc.description.abstractTaking as its starting point the work of Selinker (1972), this monograph aims to analyze oral and written productions of bilingual learners in non-institutional moments from experiments of interpretation, comprehension and an interview in order to perceive and understand the status the interlanguage produced by these students in this particular context of teaching and learning. We hypothesized that once existing interlanguage in the productions of the apprentices and without the dropout of that interlanguage in the advanced stages of proficiency, the learner could develop stability and hence fossilisation of such structures.The data was collected from experiments that were applied to 10 students in non-institutional context, in a classroom provided by the institution selected for the current research. After analyzing the data, it was established that the interlanguage was present in the speech of the students, despite the considerable level of their proficiency confirming the hypothesis proposed in this study. It was also possible to verify the presence of structures supposedly already stabilized, which we mention especially the recurrent use of the prefix "dis" for inadequate formation of negative words and also the recurrent use of the personal pronoun, where it would be adequate the use of the object pronoun. Therefore such structures should be abandoned before reaching the fossilization level.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Letras presencial Coordenação (letras.presencial@cchla.ufpb.br) on 2017-12-05T14:34:55Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) PATS27082013.pdf: 3342595 bytes, checksum: fbdf1a9a20c347d1beb5f1d5eb7d26c8 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-12-05T14:34:55Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) PATS27082013.pdf: 3342595 bytes, checksum: fbdf1a9a20c347d1beb5f1d5eb7d26c8 (MD5) Previous issue date: 2013-08-27en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso restritopt_BR
dc.subjectAprendizagem da língua inglesapt_BR
dc.subjectInterlínguapt_BR
dc.subjectBilínguept_BR
dc.titleO status da interlíngua no processo de aprendizagem da língua inglesa no contexto de uma escola bilínguept_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Santana, Joelton Duarte de-
dc.description.resumoTendo como ponto de partida os trabalhos de Selinker (1972), a presente monografia tem como objetivo analisar produções orais e escritas de aprendizes bilíngues em momentos não institucionais a partir de experimentos de interpretação, compreensão e uma entrevista, com a finalidade de perceber e entender o status da interlíngua produzida por esses alunos nesse contexto particular de ensino e aprendizagem. Partimos da hipótese que, uma vez existindo interlíngua nas produções dos aprendizes e não havendo abandono dessa interlíngua nos estágios avançados de proficiência, o aprendiz pode vir a desenvolver estabilização e, consequentemente, fossilização de tais estruturas. Os dados foram coletados a partir de experimentos que foram aplicados a10 alunos em contexto não institucional, em uma sala de aula cedida pela instituição selecionada para a pesquisa. Após a análise dos dados, foi possível constatar que a interlíngua estava presente no discurso dos alunos, apesar do considerável nível de proficiência desses, confirmando a hipótese proposta no presente estudo. Foi possível também constatar a presença de estruturas supostamente já estabilizadas, onde podemos citar principalmente, a recorrência do uso do prefixo “dis” para a formação inadequada de palavras negativas e também a recorrência da utilização do pronome pessoal onde o adequado seria o uso do pronome objeto. Tais estruturas devem ser abandonadas antes de atingirem o nível de fossilização.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentLetras Estrangeiras Modernaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNASpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Inglês (Curso presencial)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PATS27082013.pdf3,26 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons