Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30861
Tipo: Dissertação
Título: Ensino religioso em tempos de pandemia: desafios para os docentes da rede municipal de João Pessoa – PB
Autor(es): Vasconcelos, Cleyton Carlos Silva de
Primeiro Orientador: Silva, Marinilson Barbosa da
Resumo: O presente estudo analisou os principais desafios enfrentados e as experiências vivenciadas pelos docentes da disciplina de ER no município de João Pessoa – PB no período pandêmico entre março de 2020 e dezembro de 2021. De maneira mais específica, busquei refletir acerca da configuração do ER no contexto paraibano, suas dificuldades e possibilidades; procurei identificar as contribuições do ER, em meio a pandemia da COVID-19, para os docentes; tencionei também, desvelar os desafios do ER para os docentes e ainda identificar possibilidades para o fortalecimento do ER enquanto componente curricular no município de João Pessoa – PB. O interesse pela temática deu-se a partir da experiência vivenciada enquanto professor de ER no referido município, no qual estou inserido atualmente. O período pandêmico e a urgência do isolamento social trouxeram muitos desafios para os docentes. Diante de todas as mudanças impostas pela pandemia, quais os desafios que se apresentaram aos docentes de ER? Como esses docentes perceberam tais desafios e os enfrentaram mediante a emergência do ensino remoto que se colocou como alternativa para continuidade do processo ensino-aprendizagem? Assim, a investigação pautou-se em analisar tais desafios. Em termos metodológicos, a pesquisa é de cunho qualitativo. Foi realizada uma pesquisa de campo, cujos dados foram coletados através de entrevista semiestruturada junto aos docentes de ER do município, e utilizou-se de uma abordagem de interpretação fenomenológica para compreender o objeto de estudo. Os dados foram analisados a partir da técnica de análise de conteúdo com a interpretação do método fenomenológico, e a exposição dos dados foi feita por categorias identificadas na análise do material coletado. Ressaltamos também que foi realizada uma pesquisa documental, a partir da qual, foram analisados alguns documentos importantes para a problematização da educação na rede municipal no período em destaque, tais como: Plano Municipal de Educação (2015-2025), Política de Educação Municipal de João Pessoa (2021-2024), dentre outros. Para a fundamentação teórica deste estudo, destacou-se entre os principais autores utilizados, José Octávio de Mello, Gracileide Alves da Silva, Maria José Holmes e Marinilson Barbosa da Silva, dentre outros. Foi possível perceber que os docentes fizeram relatos similares no que tange aos desafios enfrentados no período pandêmico, como a urgência do uso de novas tecnologias; a precarização do acesso tecnológico tanto por parte dos discentes quanto de muitos docentes. Somou-se a isso, o medo e a angústia diante da gravidade e da ameaça do vírus. São, portanto, dificuldades e desafios enfrentados de aspecto psicossocial, tecnológico, e também pedagógico/didático. Acredito que esta pesquisa trouxe contribuições significativas para o fortalecimento do componente de ER e seus docentes.
Abstract: The present study analyzed the main challenges faced and the experiences experienced by professors of the Religious Education (RE) discipline in the city of João Pessoa – PB in the pandemic period between March 2020 and December 2021. More specifically, I sought to reflect on the configuration of RE in context of Paraíba, its difficulties and possibilities; I sought to identify the contributions of RE, amid the COVID-19 pandemic, for professors; I also intended to reveal the challenges of RE for professors and also identify possibilities for strengthening RE as a curricular component in the city of João Pessoa – PB. My interest in the topic arose from my experience while RE professor in that municipality, where I am currently working. The pandemic period and the urgency of social isolation brought many challenges for professors. Given all the changes imposed by the pandemic, what challenges did RE professors face? How did these professors perceive such challenges and face them through the emergence of remote professors, which emerged as an alternative for continuing the teaching-apprenticeship? Therefore, the investigation was based on analyzing such challenges. In methodological terms, the research is qualitative in nature. A field research was carried out, whose data were collected through semi-structured interviews with RE professors in the municipality, and a phenomenological interpretation approach was used to understand the object of study. The data were analyzed using the content analysis technique with the interpretation of the phenomenological method, and the data was presented using categories identified in the analysis of the collected material. We also highlight that a documentary research was carried out, from which some important documents were analyzed for the problematization of education in the municipal network in the highlighted period, such as: Municipal Education Plan (2015-2025), Municipal Education Policy of João Pessoa (2021-2024), among others. For the theoretical foundation of this study, among the main authors used, José Octávio de Mello, Gracileide Alves da Silva, Maria José Holmes and Marinilson Barbosa da Silva, among others, stood out. It was possible to notice that professors made similar reports regarding the challenges faced during the pandemic period, such as the urgency of using new technologies; the precariousness of technological access for both students and many professors. Added to this was fear and anguish due to the severity and threat of the virus. These are, therefore, difficulties and challenges faced from a psychosocial, technological, and also pedagogical/didactic aspect. I believe that this research made significant contributions to strengthening the RE component and its professors.
Palavras-chave: Ensino religioso
Pandemia - Covid-19
Docentes - Experiências vivenciadas
Desafios - Período pandêmico
Religious Education
Pandemic - Covid-19
Teachers - Experiences
Challenges - Pandemic period
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Ciência das Religiões
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30861
Data do documento: 28-Nov-2023
Aparece nas coleções:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CleytonCarlosSilvaDeVasconcelos_Dissert.pdf4,63 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons