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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30866
Tipo: TCC
Título: Avaliação fotocatalítica de nanoestruturas de ZnO obtidas pelo método solvotérmico assistido por micro-ondas
Autor(es): Maroja, Debora Rubia Gomes Amorim
Primeiro Orientador: Braga, Claudia de Figueiredo
Resumo: Recentemente, temos observado um aumento significativo no interesse por metodologias ativas e inovadoras no campo da educação. É notório que quando os estudantes assumem o papel central no processo de aprendizagem, eles têm a oportunidade de desenvolver novas habilidades. Entre essas abordagens, o método de Estudo de Caso tem ganhado destaque por sua proposta didática envolvente e instigante para os estudantes, se diferenciando da tradicional ministração de aulas. Essa metodologia envolve a apresentação de narrativas que descrevem situações, reais ou hipotéticas, que podem ter conexão com a vida cotidiana dos estudantes. Essas situações exigem que os alunos apliquem o conhecimento formal para chegar a resolução do problema. Neste trabalho, apresentaremos um relato de experiência que analisa a implementação de Estudo de Caso, em dois contextos de ensino distintos, durante a vigência do Programa de Licenciatura (PROLICEN-2021) e do Programa de Residência Pedagógica (PRP-2023). Nosso objetivo foi entender a percepção dos alunos em relação a esta metodologia, sendo a temática ambiental comum a ambas modalidades. A primeira modalidade de ensino refere-se ao ensino remoto emergencial, decorrente do enfrentamento à pandemia da COVID-19, em 2021 com turmas de 1º ano de ensino médio, totalizando 104 estudantes. A segunda modalidade, retornando ao ensino presencial, foi realizada em 2023, envolvendo turmas de 3º ano de ensino médio, com um total de 175 estudantes. Em ambas modalidades de ensino, observamos um notável interesse e engajamento por parte dos estudantes nas atividades propostas. A partir de uma pesquisa de opinião, tem-se que 71% dos estudantes concordaram que desenvolveram a habilidade de resolver problemas. Além disso, cerca de 87% afirmaram que o estudo de caso contribuiu para o aprendizado em química e 76% dos estudantes afirmam ter interesse em participar de novos casos relacionados. De acordo com o bom nível de aceitação pelos estudantes, em ambas as modalidades de ensino, podemos sugerir que o estudo de caso aliado à temática do "Meio Ambiente" é uma estratégia atrativa e motivante aos estudantes de ensino médio e contribui para o aprendizado de Química.
Abstract: Recently, we have observed a significant increase in interest in active and innovative methodologies in the field of education. It is clear that when students take on a central role in the learning process, they have the opportunity to develop new skills. Among these approaches, the Case Study method has gained prominence for its engaging and thought-provoking didactic proposal for students, differentiating itself from traditional teaching. This methodology involves the presentation of narratives that describe situations, real or hypothetical, that may have a connection with the students' daily lives. These situations require students to apply formal knowledge to resolve the problem. In this work, we will present an experience report that analyzes the implementation of a Case Study, in two different teaching contexts, during the duration of the Degree Program (PROLICEN-2021) and the Pedagogical Residency Program (PRP-2023). Our objective was to understand the students' perception regarding this methodology, with the environmental theme being common to both modalities. The first teaching modality refers to emergency remote teaching, resulting from the fight against the COVID-19 pandemic, in 2021 with 1st year high school classes, totaling 104 students. The second modality, returning to in-person teaching, was carried out in 2023, involving 3rd year high school classes, with a total of 175 students. In both teaching modalities, we observed notable interest and engagement on the part of students in the proposed activities. From an opinion survey, 71% of students agreed that they had developed the ability to solve problems. Furthermore, around 87% stated that the case study contributed to their learning in chemistry and 76% of students stated that they were interested in participating in new related cases. According to the good level of acceptance by students, in both teaching modalities, we can suggest that the case study combined with the theme of "Environment" is an attractive and motivating strategy for high school students and contributes to the learning of Chemical.
Palavras-chave: Método de ensino
Estudos de casos
Ensino de química
Química
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Química
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30866
Data do documento: 7-Nov-2023
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