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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3091
Tipo: TCC
Título: Letramento: relevância da teoria em virtude de uma análise concreta
Autor(es): Silva, Andréa Bezerra da
Primeiro Orientador: Matos, Denilson P. de
Resumo: Esta monografia visa apresentar algumas reflexões sobre a relação entre o ensino de formação superior e o ensino de educação básica, encontrando nas ementas do curso de Letras da UFPB e no discurso de docente e de discentes da mesma instituição, subsídios práticos que privilegiem a relevância do Letramento enquanto teoria pertinente e necessária para formação docente. O interesse pela execução desse trabalho partiu da participação na pesquisa intitulada por Letramento: Teoria e Prática na formação do professor cidadão, filiado ao PROLICEN– Programa de apoio às licenciaturas, da qual selecionamos o corpus a ser analisado. Ao assumir o pressuposto de que todo professor precisa ser um agente letrador (ROJO, 2009) surge à necessidade de relacionar-se a teoria em função da prática, de modo a garantir uma significativa formação na prática docente. Desta forma, observa-se como eixo direcionador para a elaboração deste trabalho a verificação das ementas, documentos essenciais do Currículo Acadêmico, do curso de Letras/Português (CCHLA-UFPB). Em nossa leitura, propomos o letramento enquanto cerne das diretrizes na formação docente, compreendo-o como o fundamento norteador na construção/inserção social. Nesta perspectiva, o projeto teve como objetivo principal estimular no Curso de Letras/Português da UFPB uma formação que capacite os discentes a atuarem de modo contextualizado tendo em vista as necessidades recorrentes à prática, por meio de um ensino que preveja o letramento. Conforme (MATOS, 2010) Professores que se formam por meio de um currículo que não reflete as reais necessidades de uma formação, tendem a fatigar seus alunos com conteúdos descontextualizados dificultando seu aprendizado. Portanto, este trabalho apresenta uma discussão sobre: os cursos de formação docente (sua qualidade); como os currículos são organizados; e como se dá a construção da identidade do professor que se pretende formar, respectivamente. Com a finalidade de incluir o letramento como um caminho que garanta de fato o preparo para a construção profissional dos novos docentes, oferecendo-lhes uma qualificação educacional adequada ao ressaltar a preocupação de políticas públicas voltadas para a formação no âmbito acadêmico (formação inicial e continuada).
Abstract: This monograph aims to present some reflections on the relationship between the teaching of higher education and the teaching of basic education, finding in the course menus Letters UFPB and speech faculty and students of the same institution, subsidies that favor the practical relevance of Literacy theory as relevant and necessary for teacher training. The interest in performing this work came from the participation in a research entitled Literacy: Theory and Practice in teacher citizen, affiliated to PROLICEN Program to support undergraduate education, which selected the corpus to be analyzed. By taking the assumption that every teacher needs to be an agent letrador (ROJO, 2009) comes the need to relate the theory as a function of practice in order to ensure a significant training in teaching practice. Thus, there is an axis driver for the preparation of this work to check the menus, essential documents Curriculum Academic Travel Letters / Portuguese (CCHLA-UFPB). In our reading, we propose literacy as core guidelines for teacher education, I understand it as the guiding foundation in building / social inclusion. In this perspective, the project aimed to stimulate the Course of Literature / Portuguese UFPB training that empower students to act in a contextualized in view of the recurrent needs to practice, through an education that provides literacy. As (MATOS, 2010, p.03) Teachers who graduate through a curriculum that does not reflect the real needs of training, tend to overdo their students with decontextualized content hindering their learning. Therefore, this paper presents a discussion of: the teacher training courses (its quality), how curricula are organized, and how is the construction of teacher identity to be formed, respectively. In order to include literacy as a way to guarantee actually preparing for the construction of new professional teachers, offering them an educational qualification appropriate to emphasize the concern of public policies for the academic training (initial and continuing training).
Palavras-chave: Formação
Letramento
Ensino e Prática Docente
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Letras Clássicas e Vernáculas
Tipo de Acesso: Acesso restrito
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3091
Data do documento: 28-Ago-2013
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Português (Curso presencial)

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