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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30916
Tipo: | Tese |
Título: | Percepções e desafios de professores de ensino religioso a partir da base nacional comum curricular: reflexões sobre a didática |
Autor(es): | Damasceno, Sidney Allessandro da Cunha |
Primeiro Orientador: | Silva, Marinilson Barbosa da |
Primeiro Coorientador: | Pozzer, Adecir |
Resumo: | A proposta de Ensino Religioso (ER), na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), fundamentada, notadamente, na Ciências da Religião, é um marco na consolidação da identidade pedagógica e epistemológica deste componente curricular na Educação Básica. Mediante esse contexto, o presente trabalho de tese é sobre a Didática no ER. Ao investigar quais percepções e entendimentos dos professores, que lecionam no componente curricular de ER, emergem acerca do “como ensinar” (Didática) sobre “O eu, o outro e o nós”, com base nas Ciências da Religião e na BNCC? Defende-se a tese de que, mediante a primordialidade que emerge da BNCC – ao se admitir as complexidades do articular os processos de ensino-aprendizagem de cada “Objeto de conhecimento”, essencialmente com base na Ciências da Religião – é plausível que o desvelar do entendimento acerca da práxis do “como ensinar” sobre “O eu, o outro e o nós”, de professores que lecionam no componente curricular de ER, ao gerar referências para a formação docente, contribua com o âmbito de ação da Didática. No que se refere a auxiliar o professor a discernir as inter-relações que caracterizam o “como ensinar” os respectivos conjuntos de conteúdos, conceitos e processos que constituem as “Unidades Temáticas”. Tese justificada, ao considerar-se a densa formação que este professor necessita. Ao articular os conhecimentos, teórico-científicos com os teórico-práticos, os da CR com as peculiaridades da dimensão pedagógico-didática, no processo de ensino-aprendizagem nas diferentes etapas de ensino e faixas etárias. Destarte, por meio de uma pesquisa de campo, de foco qualitativo e natureza descritiva, desenvolveu-se um estudo com o objetivo de: analisar as inter-relações entre os entendimentos dos professores que lecionam no componente curricular de Ensino Religioso, acerca da práxis do “como ensinar” sobre “O eu, o outro e o nós”, com base na Ciências da Religião, segundo a BNCC. Primando pela “voz do professor”, a pesquisa analisou as respostas de quatorze docentes de João Pessoa-PB. Após observar, constatar e correlacionar os entendimentos dos participantes, considerando-se as contribuições da Hermenêutica Filosófica, o examinar dessas explicações desvelou cinco constatações principais, são elas: a ausência de referenciais sobre a fundamentação teórica na Ciências da Religião. A ausência de descrições e associações de referenciais a respeito de embasamento teórico de metodologias de ensino. Separação entre a teoria e a prática na docência. O problema da dissociação e do paralelismo entre os conhecimentos pedagógicos e os conhecimentos disciplinares da Ciências da Religião. A ausência de discernimentos dos temas fundamentais da Didática. Infere-se ao sublinhar três modos como as perspectivas desveladas, neste estudo, podem contribuir com as duas faces da formação profissional (a inicial e a continuada), em relação ao “como ensinar”. A saber: o lugar primordial que a Didática no Ensino Religioso necessita assumir para o exercício profissional da docência, bem como, a fundamentação do “Conhecimento Religioso” e do “como ensinar” sobre “O eu, o outro e o nós”. |
Abstract: | The proposal for Religious Education (RE) in the National Common Curricular Base (BNCC), notably based on Religious Studies (RS), represents a milestone in the consolidation of the pedagogical and epistemological identity of this curricular component in Basic Education. In this context, this thesis work is about Didactics in RE. When investigating what perceptions and understandings of teachers, who teach in the RE curricular component, emerge about “how to teach” (Didactics) about “The self, the other and the us”, based on Religious Studies and in the BNCC. The defended thesis was that, through the primordiality that emerges from the BNCC, by admitting the complexitie of articulating the teaching-learning processes of each “Object of knowledge”, essentially based on Religious Studies, it is plausible that the unveiling of understanding about the praxis of “how to teach” about “The self, the other and the us”, of teachers who teach in the Religious Education curricular component, by generating references for teacher-training, contribute to the ambit of action of Didactics, in terms of helping the teacher to discern the interrelationships that characterize “how to teach” the respective sets of content, concepts and processes that constitute the “Thematic Units”. The justification for the thesis arises after taking into account the dense training that this teacher needs. By articulating theoretical-scientific knowledge and theoretical-practical knowledge; those from RS and the peculiarities of the pedagogical and didactic dimensions, in the teaching-learning process at different stages of teaching and age groups. Thus, through a field research, with a qualitative focus and descriptive nature, it was developed a study aiming to: analyze the interrelationships between the understandings of teachers who teach in the RE curricular component, regarding the praxis of ‘how to teach’ about “The self, the other and the us”, based on Religious Studies and according to the BNCC. Focusing on the “voice of the teacher”, the presente research analyzed the responses of fourteen teachers from João Pessoa-PB. After observing, verifying and correlating the understandings of the participants, while considering the contributions of Philosophical Hermeneutics. Five main findings came out after the examination of these explanations. That follows: the absence of references on the theoretical foundation in Religious Sciences. The absence of references on the theoretical foundation in Religious Studies. The division between theory and practice in teaching. The problem of dissociation and parallelism between pedagogical knowledge and disciplinary knowledge of Religious Studies. The lack of insight into the fundamental themes of Didactics. It is inferred by highlighting three ways, in which, the findings of this study can contribute to the two aspects of professional training (initial and continuing), in relation to “how to teach”. They are namely: the primary place that Didactics, in Religious Education, needs to assume for the professional practice of teaching and the foundation of “Religious Knowledge”, as well as, the aspects of “how to teach” about “The self, the other and the us”. RESUMEN. La propuesta de Educación Religiosa (ER), en la Base Nacional Comum Curricular (BNCC), basada, notablemente, en las Ciencias de la Religión (CR), un hito en la consolidación de la identidade pedagógica y epistemológica de este componente curricular en la Educación Básica. En este contexto, este trabajo de tesis trata sobre la Didáctica en ER. Al investigar, ¿qué percepciones y comprensiones de los docentes que enseñan en el componente curricular de ER emergen sobre el “cómo enseñar” (Didáctica) sobre “El yo, el otro y el nosotros”, con base en las Ciencias de la Religión y en la BNCC? Se defendió la tesis de que a través de la primordialidad que emerge de la BNCC – al admitir la complejidade de articular los procesos de enseñanza-aprendizaje de cada “Objeto de conocimiento”, basado esencialmente en las Ciencias de la Religión – es plausible que el develamiento de la comprensión sobre la praxis de “cómo enseñar” sobre “El yo, el otro y el nosotros”, de los docentes que enseñan en el componente curricular de ER, por generar referentes para la formación docente, contribuye al ámbito de acción de la Didáctica. Con respecto a ayudar al docente a discernir las interrelaciones que caracterizan “cómo enseñar” los respectivos conjuntos de contenidos, conceptos y procesos que constituyen las “Unidades Temáticas”. Tesis justificada, considerando la densa formación que necesita este docente. Articulando conocimientos teórico-científicos con conocimientos teórico-prácticos; los de CR con las peculiaridades de la dimensión pedagógico-didáctica; en el proceso de enseñanza-aprendizaje en las diferentes etapas de enseñanza y grupos de edad. Así, a través de una investigación de campo, con enfoque cualitativo y de carácter descriptivo, se desarrolló un estudio con el objetivo de: analizar las interrelaciones entre las comprensiones de los docentes que imparten clases en el componente curricular de ER, respecto de la praxis de “cómo enseñar” sobre “El yo, el otro y el nosotros”, con base en las Ciencias de la Religión según la BNCC. Al priorizar por la “voz del maestro”, su investigación de campo analizó las respuestas de catorce maestros en João Pessoa-PB. Después de observar, verificar y correlacionar las comprensiones de los participantes, considerando los aportes de la Hermenéutica Filosófica, el examen de estas explicaciones reveló cinco hallazgos principales, a saber: la ausencia de referentes sobre la fundamentación teórica en las Ciencias de la Religión. La ausencia de descripciones y asociaciones de referencias respecto de las bases teóricas de las metodologías de enseñanza. Separación entre teoría y práctica en la docencia. El problema de la disociación y paralelismo entre saberes pedagógicos y saberes disciplinares de las Ciencias Religiosas. A falta de discernimiento dos temas fundamentales de la Didáctica. Se infiere resaltando tres maneras en que los hallazgos de este estudio pueden contribuir a las dos vertientes de la formación profesional (inicial y continuada) en relación al “cómo enseñar”. A saber: el lugar primordial que debe asumir la Didáctica de la Educación Religiosa para el ejercicio profesional de la docência. El fundamento del “Conocimiento Religioso” y del “cómo enseñar” sobre “El yo, el otro y el nosotros”. |
Palavras-chave: | Formação docente Didática de ensino religioso Educação - Como ensinar Ciências da religião BNCC Teacher training Didactics of religious education Education - How to teach Religious studies BNCC Didáctica de la educación religiosa Formación de frofesores Ciencias de la religión |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Ciência das Religiões |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30916 |
Data do documento: | 29-Nov-2023 |
Aparece nas coleções: | Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões |
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