Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30944
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMENDONÇA, Jeová-
dc.date.accessioned2024-07-24T12:25:29Z-
dc.date.available2024-07-24T12:25:29Z-
dc.date.issued2024-07-24-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30944-
dc.description.abstractThe book is a work based on the author's studies of two books by American writer Oscar Wilde in the form of the play "Salome" from 1893 and, finally, its cinematic adaptation in the film Salome's Last Dance in 1987, produced by English filmmaker Ken Russell. The book explores the studies through semiotic intervention between the two works, based on the following concepts: text and modeling based on the propositions of the Russian semiotic school. The examples are presented and discussed through the realization of the myth of Salome in literature in other examples of artistic language, exercised over the years, this work has as its principle the demonstration of how Salome, a figure known for asking for the head of John the Baptist, constructs a discussion about what the mythical figure of Salome and her dance actually is, according to the texts analyzed or other sources.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Cecilia Lira (ceciliamlira@gmail.com) on 2024-07-24T12:25:29Z No. of bitstreams: 1 A dança de Salomé_ na literatura e nas artes.pdf: 56303 bytes, checksum: 1a38ab3737992e0e2960416db2e74eb6 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-07-24T12:25:29Z (GMT). No. of bitstreams: 1 A dança de Salomé_ na literatura e nas artes.pdf: 56303 bytes, checksum: 1a38ab3737992e0e2960416db2e74eb6 (MD5) Previous issue date: 2024-07-24en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectParaíba Literáriapt_BR
dc.subjectEscritores paraibanospt_BR
dc.titleA dança de Salomé: na literatura e nas artespt_BR
dc.typeOutropt_BR
dc.description.resumoO livro é uma obra baseada nos estudos do autor autor sobre dois livros do escritor americano Oscar Wilde no formato de peça “Salomé” de 1893 e, por fim a sua adaptação cinematográfica no filme A última dança de Salomé em 1987, produção assinada pelo cineasta inglês Ken Russel. O livro vai passeando nos estudos por meio da intervenção semiótica entre as duas obras, fundamentando-se nos seguintes conceitos: texto e modelização baseado nas proposições da escola semiótica russa. Os exemplos são apresentados e discutidos por meio da realização do mito Salomé na literatura em outros exemplos de linguagem artística, exercidos ao longo dos anos, esta obra tem como princípio a mostra de como Salomé, figura conhecida por pedir a cabeça de João Batista. Construindo uma discussão acerca do que de fato seja pelos textos analisados ou outras fontes a figura mítica da Salomé e sua dança.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA BRASILEIRApt_BR
Aparece nas coleções:Paraíba Literária

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A dança de Salomé_ na literatura e nas artes.pdf54,98 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.