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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30957
Tipo: | TCC |
Título: | Anu é como um rio: a memória caminha pela água. |
Título(s) alternativo(s): | Anu is like a river: memory walks through water. |
Autor(es): | Rodrigues, Maria Vanessa da Costa |
Primeiro Orientador: | Costa, Robson Xavier da |
Resumo: | Neste trabalho busquei compartilhar sobre o meu processo de concepção do roteiro e direção do curta-metragem de ficção-realidade, “O Sonho de Anu” (2024), possibilitado pelo pela Lei Aldir Blanc, seguido de uma análise fílmica, acompanhando a trajetória de Anu, uma jovem originária do continente africano que refaz os passos dos seus ancestrais pelo território paraibano, lugar onde três reencontros pretendem plantar uma nova memória da presença indígena e negra no imaginário brasileiro. O objetivo dessa análise foi particularizar o sonho, elemento guia nas culturas nativas, como linha narrativa e poética da trajetória de Anu, que seguida da memória oral por meio de áudios contidos no filme trocados por meio de whatsapp com minha mãe, Daia, sobre práticas ancestrais de pesca no Sertão da Paraíba, compõem esse universo ancestral. Posteriormente, analisei a presença do colonizador no filme, simbolizado pela aparição de livros didáticos exibindo o conteúdo da “História Oficial”. Ao mostrar o conteúdo dos livros, optei pelo denominação de “peles de imagens” de Davi Kopenawa (2015) para referir-me as réplicas das pinturas do período colonial brasileiro, na qual escolhi “A primeira missa do Brasil” (1860) de Victor Meirelles (1832-1903), para a realização de uma análise imagética que partiu do contexto histórico em que foi produzida, apontando as contradições e violências do processo civilizatório europeu, através da perspectiva do Contracolonialismo de Mestre Nego Bispo dos Santos (2023). Como resultado, sugeri uma reflexão acerca da história e representação indígena e negra nos livros didáticos. |
Abstract: | In this work I sought to share about my process of conceiving the script and directing the fiction-reality short film, “O Sonho de Anu” (2024), made possible by the Aldir Blanc Law, followed by a film analysis, following the trajectory of Anu, a young woman originally from the African continent who retraces the steps of her ancestors through the territory of Paraíba, a place where three reunions aim to plant a new memory of the indigenous and black presence in the Brazilian imagination. The objective of this analysis was to particularize the dream, a guiding element in native cultures, as a narrative and poetic line in Anu's trajectory, which was followed by oral memory through audios contained in the film exchanged via WhatsApp with my mother, Daia, about practices fishing ancestors in the Sertão da Paraíba, make up this ancestral universe. Later, I analyzed the presence of the colonizer in the film, symbolized by the appearance of textbooks displaying the content of the “Official History”. When showing the content of the books, I chose the name “image skins” by Davi Kopenawa (2013) to refer to the replicas of paintings from the Brazilian colonial period, in which I chose “The first mass of Brazil” (1860) by Victor Meirelles (1832-1903), to carry out an imagery analysis that departed from the historical context in which it was produced, pointing out the contradictions and violence of the European civilizing process, through the perspective of the Countercolonialism of Mestre Nego Bispo dos Santos (2023). As a result, I suggested a reflection on indigenous and black history and representation in textbooks. |
Palavras-chave: | Artes visuais Artes visuais - Ancestralidade Povos originários - Memória Filme - Roteiro e produção Negros e índios - Memórias - Paraíba |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Artes Visuais |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30957 |
Data do documento: | 6-Mai-2024 |
Aparece nas coleções: | TCC - Artes Visuais |
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