Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30973
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Wanderson Alberto da-
dc.date.accessioned2024-07-24T17:18:03Z-
dc.date.available2023-11-09-
dc.date.available2024-07-24T17:18:03Z-
dc.date.issued2023-08-29-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30973-
dc.description.abstractThis dissertation, linked to the line of research Teaching History and Historical Knowledge, aims to investigate the teaching of Ancient Egypt, in the History curricular component between the years 2016 and 2021. This focus is justified in view of the emergence of mandatory educational reform in Brazil for the implementation of the New Secondary Education, which should take place from January 2022, in accordance with Law 13.415/17. Seeking to find ways for discussions that expand debates on the teaching of History, we chose as a methodological procedure the analysis of teaching experiences, based on the elaboration of a Research Questionnaire, whose study material was the experiences of teachers from public and private schools. who teach History in the first year of high school in Paraíba. With the results of the questionnaire we realized that, regardless of the public or private sphere, there were not many changes. The experiences of teachers in the classroom demonstrate in their teaching practices that Ancient Egypt, undoubtedly appreciated by students, is not developed in its diverse possibilities of approaches available in the current State curriculum. Also according to the questionnaire, these same teachers did not undergo ongoing training on educational standard documents, such as the National Common Curricular Base (BNCC) and the Secondary Education Curricular Proposal (PCEM/PB).pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Jackson Nunes (jackson@biblioteca.ufpb.br) on 2024-07-24T17:18:02Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) WandersonAlbertoDaSilva_Dissert.pdf: 11990244 bytes, checksum: 6133e256c98398745b3f6ec130735628 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-07-24T17:18:03Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) WandersonAlbertoDaSilva_Dissert.pdf: 11990244 bytes, checksum: 6133e256c98398745b3f6ec130735628 (MD5) Previous issue date: 2023-08-29en
dc.description.sponsorshipNenhumapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectCurrículo escolar - Históriapt_BR
dc.subjectEnsino de históriapt_BR
dc.subjectAntigo Egito - Ensino médiopt_BR
dc.subjectEnsino médio da Paraíbapt_BR
dc.subjectHistory teachingpt_BR
dc.subjectAncient Egyptpt_BR
dc.subjectCurriculumpt_BR
dc.titleHistória, a gente aprende vivendo : o ensino da história egípcia entre a prática em sala de aula e a proposta curricular do novo ensino médio da Paraíba (2016-2021)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Leite, Priscilla Gontijo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8577699622829491pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4462829770094323pt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação, vinculada à linha de pesquisa Ensino de História e Saberes Históricos, tem por objetivo investigar o ensino do Antigo Egito, no componente curricular História entre os anos 2016 e 2021. Esse recorte se justifica tendo vista à emergência da obrigatoriedade da reforma educacional no Brasil para implementação do Novo Ensino Médio, que deveria ocorrer a partir de janeiro de 2022, de acordo com a Lei 13.415/17. Buscando encontrar caminhos para as discussões que ampliem os debates sobre o ensino de História, optamos como procedimento metodológico a análise das experiências docentes, a partir da elaboração de um Questionário de Pesquisa, cujo material de estudo foram as vivências de professores da rede pública e privada que lecionam História na primeira série do Ensino Médio da Paraíba. Com os resultados do questionário percebemos que, independentemente da esfera pública ou privada, não houve muitas mudanças. As vivências dos professores em sala de aula demonstram em suas práticas de ensino que o Antigo Egito, indubitavelmente apreciado pelos estudantes, não é desenvolvido em suas diversas possibilidades de abordagens disponíveis no currículo vigente do Estado. Ainda segundo o questionário, esses mesmos professores não realizaram formação continuada sobre os documentos normatizadores da educação, como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a Proposta Curricular do Ensino Médio (PCEM/PB).pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentHistóriapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Históriapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em História

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
WandersonAlbertoDaSilva_Dissert.pdf11,71 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons