Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Santana, João Paulo dos Santos. | - |
| dc.date.accessioned | 2012-08-14T18:42:11Z | - |
| dc.date.available | 2012-08-14T18:42:11Z | - |
| dc.date.issued | 2012-08-14 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/30 | - |
| dc.description.abstract | The Curriculum Guidelines for Secondary Schools (OCEM) and the National Curriculum for Secondary Schools (PCNEM) advise that they are integrated into the basic curriculum components, such as mathematics, physics and chemistry, technological resources that will enhance the teaching-learning educational content covered in these components. With regard to mathematics, there are several dynamic geometry software to facilitate the work of both teacher and student, is one such software GeoGebra that besides being a free software has great potential to explore the properties of graphs functions, activities will be presented here with the linear functions, affine, quadratic, exponential and logarithmic functions, can be explored issues such as growth, decrease, and it is possible to relate the variables of the functions in question, an example is to relate the definition to calculate the size the circumference of a circle C(x)=2πx, where x is the radius of the circle with its radius (x). to accomplish this research were proposed four activities with their solutions, by means of GeoGebra, analysis and teaching. After the expected result is that the teacher has a tutorial which helps in the process of teaching practice, especially for the student's first year of high school, addressing the concept of functions. Here is a suggestion of instructional sequence that can be crafted with students at the school, the sequence is: objectives, content,indication, estimated time, materials needed, issues research, evaluation, observations on the sequence. | pt_BR |
| dc.description.provenance | Submitted by Rosilene Machado (dspace-adm@dci.ccsa.ufpb.br) on 2012-08-14T18:42:11Z No. of bitstreams: 1 JPSS14082012.pdf: 4402387 bytes, checksum: 247061d3b50f325c6a7b65d52ec9a593 (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2012-08-14T18:42:11Z (GMT). No. of bitstreams: 1 JPSS14082012.pdf: 4402387 bytes, checksum: 247061d3b50f325c6a7b65d52ec9a593 (MD5) | en |
| dc.language.iso | pt | pt_BR |
| dc.relation.ispartofseries | Mari, PB, 2011. | - |
| dc.subject | Ensino e aprendizagem da matemática | pt_BR |
| dc.subject | Métodos matemáticos | pt_BR |
| dc.subject | Funções matemáticas | - |
| dc.subject | Instrumentos tecnológicos | - |
| dc.subject | Teaching and learning mathematics | - |
| dc.subject | Mathematical methods | - |
| dc.subject | Mathematical functions | - |
| dc.subject | Technological instruments | - |
| dc.subject | GeoGebra | - |
| dc.title | A problematização por meio do GeoGebra: Uma proposta de atividades para o ensino de funções. | pt_BR |
| dc.type | TCC | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Angelo, Cristiane Borges. | - |
| dc.description.resumo | As Orientações Curriculares para o Ensino Médio (OCEM) e os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (PCNEM) aconselham que sejam integrados aos componentes curriculares básicos, como por exemplo, da matemática, da física e da química, recursos tecnológicos que venham potencializar o ensino-aprendizagem dos conteúdos didáticos abordados nesses componentes. No que diz respeito à matemática, há diversos softwares de geometria dinâmica que facilitam o trabalho tanto do docente quanto do aluno, um desses softwares é o GeoGebra, que além de ser um software livre, tem um grande potencial para explorar as propriedades de gráficos de funções, aqui serão apresentados atividades com as funções linear, afim , quadrática, exponencial e logarítmica; pode ser explorado questões como crescimento, decrescimento, além de ser possível relacionar as variáveis das funções em questão, um exemplo é relacionar a definição para calcular o tamanho da circunferência de um circulo C(x)=2πx, onde x é o raio o círculo com o próprio raio (x). Para realizar essa pesquisa foram propostas quatro atividades com suas respectivas soluções, por meio do GeoGebra, e análises pedagógicas. Ao fim o resultado esperado é que o professor tenha um material de apoio que o auxilie no processo da prática docente, especialmente para o aluno do primeiro ano do Ensino Médio, abordando o conceito de funções. Apresentamos uma sugestão de sequência didática que pode ser trabalhada com os estudantes na escola, a sequência é: objetivos, conteúdos, indicação, tempo estimado, material necessário, questões de investigação, avaliação, observações sobre a sequência. | - |
| dc.publisher.department | Matemática | - |
| Aparece nas coleções: | TCC - Matemática (EAD coleção) | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| JPSS14082012.pdf | 4,3 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
