Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31
metadata.dc.type: TCC
Title: Contextualizando à matemática: o caso da porcentagem.
metadata.dc.creator: Soares, Rita Selma Nóbrega.
metadata.dc.contributor.advisor1: Farias, Severina Andréa Dantas de.
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho de pesquisa teve como objetivo principal fazer uma análise sobre o desempenho dos educandos no entendimento da contextualização do conteúdo matemático de Porcentagem. O estudo foi realizado com duas turmas de 9º anos do Ensino Fundamental: do Colégio Diocesano Dom João da Mata e Escola Normal Professor Francelino de Alencar Neves, na cidade de Itaporanga, Paraíba. Abordamos os teóricos que discutem a Contextualização para embasarmos nossas discussões como: Smole e Diniz (2001), Dante (1991) e Van de Walle (2009). A metodologia utilizada foi a abordagem da pesquisa qualitativa do tipo descritiva e analítica. Utilizamos o questionário semiestruturado como principal instrumento para aquisição dos dados. Participaram da pesquisa 32 estudantes do Colégio Diocesano Dom João da Mata e a 26 alunos da Escola Normal Professor Francelino de Alencar Neves. O método adotado para análise dos dados foi do tipo Estudo de Caso. Ao final deste estudo constatamos que a maioria dos alunos do Colégio Diocesano tem um bom domínio com relação à leitura, interpretação e resolução de situações problemas e cálculos com a porcentagem, análise de gráficos de coluna e setores, mas apesar do interesse ainda há deficiência por parte de alguns educandos referente ao domínio de conteúdos básicos para a aprendizagem da porcentagem. Em contrapartida, constatamos que os estudantes da Escola Normal apresentaram, em sua maioria, resultado bem aquém ao que esperávamos, demonstrando uma falta de domínio com relação ao conteúdo de Porcentagem.
Abstract: This research aimed to make an analysis on the performance of students in understanding the context of the mathematical content of Percentage. The study was conducted with two groups of 9 years Basic Education: College of the Diocesan Bishop John of Matha and Normal School Teacher Francelino Neves de Alencar, the city of Itaporanga, Paraiba. Approach theorists who discuss the foundation for our discussions in context as Smole and Diniz (2001), Dante (1991) and Van de Walle (2009). The methodology was qualitative research approach to descriptive and analytical. We use the semi-structured questionnaire as the main instrument for data acquisition. 32 students participated in the study at the College Diocesan Bishop John of Matha and 26 students of the Normal School Teacher Francelino Neves de Alencar. The method was adopted for analysis of data was the case study. At the end of this study found that most students of the Diocesan College has a good knowledge regarding the interpretation and resolution of problems and situations with the percentage calculations, charting and column sections, but even though there is a lack of interest by part of some students regarding the domain of content for learning the basic percentage. In contrast we found that the students of the Normal School had, in most cases, well below the result we expected, demonstrating a lack of knowledge regarding the content of Percentage.
Keywords: Estudo e ensino da matemática
Tratamento da informação
Porcentagem
Study and teaching of Mathematics
Treatment of information
Percentage
metadata.dc.publisher.department: Matemática
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31
Issue Date: 14-Aug-2012
Appears in Collections:TCC - Matemática - CCEN

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RSNS14082012.pdf814,22 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.