Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31013
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Reginaldo Pedro de Lima-
dc.date.accessioned2024-07-25T11:28:32Z-
dc.date.available2023-11-14-
dc.date.available2024-07-25T11:28:32Z-
dc.date.issued2023-10-02-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31013-
dc.description.abstractThis dissertation presents a proposal for a didactic sequence for teaching the textual genre experience report in the 1st year of high school, integrating it with Life Project classes and Mother Language Teaching. The objective is to promote reflection and understanding of the sociolinguistic aspects present in the textual genre experience report. The experience report is a type of text that allows students to express personal experiences and share learning, developing writing skills, reflection and authorship. With that, the proposed didactic sequence is based on progressive activities and involving the reading and analysis of experience reports, the identification of characteristics of this textual genre and the production of their own texts by the students. By integrating this proposal into Life Project classes, the aim is to encourage students to reflect on their personal experiences, identify lessons learned and plan future actions. In the context of mother tongue teaching, the proposal aims to improve the ability to express oneself in writing, enrich vocabulary and develop language skills. We believe that this integrated approach will contribute to the integral development of students, promoting authentic writing, critical thinking and the construction of identities. In addition, the proposal seeks to value the diversity of students' experiences, stimulating empathy and dialogue between them. The didactic sequence is structured in progressive stages, which involve the reading and analysis of authentic experience reports, the individual and collective production of reports and reflection on sociolinguistic diversity. It is expected that this proposal contributes to the integral development of students, enabling them to express their identity and lived experiences, in addition to promoting a broader sociolinguistic awareness.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Jackson Nunes (jackson@biblioteca.ufpb.br) on 2024-07-25T11:28:32Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) ReginaldoPedroDeLimaSilva_Dissert.pdf: 5075915 bytes, checksum: 33e13c1633e59134a6e604a09860b931 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-07-25T11:28:32Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) ReginaldoPedroDeLimaSilva_Dissert.pdf: 5075915 bytes, checksum: 33e13c1633e59134a6e604a09860b931 (MD5) Previous issue date: 2023-10-02en
dc.description.sponsorshipNenhumapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectGênero textual - Relato de experiênciapt_BR
dc.subjectSequência didáticapt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectProjeto de vidapt_BR
dc.subjectLíngua maternapt_BR
dc.subjectExperience reportpt_BR
dc.subjectDidactic sequencept_BR
dc.subjectHigh schoolpt_BR
dc.subjectLife projectpt_BR
dc.subjectMother tonguept_BR
dc.titleO gênero textual relato de experiência : uma proposta de sequência didática para o 1º ano do ensino médiopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Henrique Miguel de Lima-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6926543520029799pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7454836458014315pt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação apresenta uma proposta de sequência didática para o ensino do gênero textual relato de experiência no 1º ano do Ensino Médio, integrando-o às aulas de Projeto de Vida e o Ensino da Língua Materna. O objetivo é promover a reflexão e compreensão dos aspectos sociolinguísticos presentes no gênero textual relato de experiência. O relato de experiência é um tipo de texto que permite aos estudantes expressarem vivências pessoais e compartilharem aprendizagens, desenvolvendo habilidades de escrita, reflexão e autoria. Com isso a sequência didática proposta baseia-se em atividades progressivas envolvendo a leitura e análise de relatos de experiência, a identificação de características desse gênero textual e a produção de textos próprios pelos alunos. Ao integrar essa proposta às aulas de Projeto de Vida, busca-se estimular os alunos a refletirem sobre suas experiências pessoais, identificar aprendizagens e planejar futuras ações. Já no contexto do ensino da Língua Materna, a proposta visa aprimorar a capacidade de expressão escrita, enriquecer o vocabulário e desenvolver competências linguísticas. Acreditamos que essa abordagem integrada contribuirá para o desenvolvimento integral dos alunos, promovendo a escrita autêntica, o pensamento crítico e a construção de identidades. Além disso, a proposta busca valorizar a diversidade de experiências dos estudantes, estimulando a empatia e o diálogo entre eles. A sequência didática é estruturada em etapas progressivas, que envolvem a leitura e análise de relatos de experiência autênticos, a produção individual e coletiva de relatos e a reflexão sobre a diversidade sociolinguística. Espera-se que essa proposta contribua para o desenvolvimento integral dos estudantes, capacitando-os para a expressão da sua identidade e experiências vivenciadas, além de promover uma consciência sociolinguística mais ampla.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentLetraspt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Linguísticapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICApt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Mestrado Profissional em Linguística

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ReginaldoPedroDeLimaSilva_Dissert.pdf4,96 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons