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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31065
Tipo: Dissertação
Título: A implementação da política nacional de desenvolvimento de pessoas em instituição de ensino superior
Autor(es): Aquino, Raphael Pereira de
Primeiro Orientador: Geglio, Paulo César
Resumo: As organizações públicas têm sido estimuladas a investir no potencial das pessoas com vistas ao desenvolvimento contínuo delas e, por sua vez, a promoção de melhorias na performance organizacional e na capacidade de atuação da instituição em meio aos problemas relativos às agendas públicas. Assim, identificou-se que a Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoas vem sendo modificada em função de fomentar condições institucionais para viabilizar a capacitação de forma mais planejada, organizada e integrada aos interesses institucionais e da sociedade. Para avaliar como essa política vem sendo implementada, conforme suas atuais diretrizes, analisamos as dificuldades e potencialidades de implementação do Plano Nacional de Desenvolvimento de Pessoal associado à capacitação dos servidores no contexto do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco, campus da cidade de Pesqueira. Realizou-se uma análise de dados com base em entrevista semiestruturada realizada com dez gestores da instituição citada. Verificou-se que a questão orçamentária reduzida tem impedido a efetividade no atendimento às demandas institucionais de capacitação e, por isso, acredita-se que diálogos externos ao IFPE podem contribuir para o aumento dos valores destinados a essa temática tão importante para o desenvolvimento organizacional.
Abstract: Public organizations have been encouraged to invest in the potential of people with a view to their continuous development and, in turn, the promotion of improvements in organizational performance and the institution's ability to act in the midst of problems related to public agendas. Thus, it was identified that the National Policy for the Development of People has been modified as a function of fostering institutional conditions to enable training in a more planned, organized and integrated way to institutional and society interests. To evaluate how much this policy has been implemented in practice, according to its current guidelines, the present study has the general objective of analyzing the difficulties and potentialities of the implementation of the National Staff Development Plan associated with the training of civil servants in the context of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Pernambuco, campus of the city of Pesqueira. A semi-structured interview was used with ten managers of the research locus, whose analysis was performed by means of Bardin's content analysis. From the research findings, it was identified a need for further discussions with managers to guide them about the execution of the PDP and its unfoldings, given the presentation of insecurity on their part to guide the teams. It was verified that the reduced budget issue has prevented a greater effectiveness in meeting the institutional demands of training and, therefore, it is believed that dialogues external to IFPE may contribute with improvements in increasing the amounts allocated to this topic so important for organizational development.
Palavras-chave: Aperfeiçoamento dos servidores - IFPE
Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoas
Plano de Desenvolvimento de Pessoas (PDP)
Servidores públicos - Capacitação
Training
National Policy for People Development
People Development Plan
Federal Institutes
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Programa: Mestrado Profissional em Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31065
Data do documento: 16-Ago-2023
Aparece nas coleções:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educação Superior

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