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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31076
Tipo: Dissertação
Título: Os segredos do dardim no romance (1911) e na animação (1994): um estudo da relação entre espaço e personagem em O Jardim Secreto
Autor(es): Queiroz, Juliana Azevedo de
Primeiro Orientador: Azerêdo, Genilda
Resumo: Este estudo analisa como se dá a relação entre personagens e espaço no romance inglês O Jardim Secreto e em uma adaptação para a televisão, com base nas teorias da intermidialidade. A transposição midiática é uma forma de intermidialidade que ocorre durante este processo de adaptação. No entanto, tanto a autora do romance quanto o diretor do filme animado utilizam recursos relacionados a outras mídias além daquela escolhida como a principal forma de expressão. Procuramos analisar os diferentes modos de mostrar e contar empregados pelos autores por meio de pesquisas sobre intermidialidade, estudos culturais focados na adaptação, teoria do cinema e teoria literária acerca do espaço. Entre os autores de nosso aporte teórico destacam-se Hutcheon, Naremore, Stam, Bluestone e Whelehan nos estudos culturais de adaptação. Em relação à teoria literária do espaço, incluem-se Osman Lins, Marie Laure Ryan, Giuliana Bruno e David Lodge. Além disso, Hallet, Rippl, Rajewsky, Louvel e Alvarez contribuem com a perspectiva intermidiática. Neste contexto, buscamos também resgatar a análise simbólica do espaço na transposição do romance para o filme, visando compreender como o espaço é abordado nas duas obras, através de suas técnicas e ferramentas específicas, bem como as motivações artísticas por trás dessas ocorrências e como elas afetam a experiência do leitor e do espectador.
Abstract: This study examines the relationship between characters and space in the English novel "The Secret Garden" and in a television adaptation, based on intermediality theories. Media transposition is a form of intermediality that occurs during this adaptation process. However, both the author of the novel and the director of the animated film employ resources related to other media forms beyond the one chosen as the primary mode of expression. We aim to analyze the different ways of presenting and narrating used by the authors through research on intermediality, cultural studies focused on adaptation, film theory, and literary theory regarding space. Among the authors in our theoretical framework, notable figures in adaptation cultural studies include Hutcheon, Naremore, Stam, Bluestone, and Whelehan. In terms of literary theory related to space, we include works by Osman Lins, Marie Laure Ryan, Giuliana Bruno, and David Lodge. Furthermore, Hallet, Rippl, Rajewsky, Louvel, and Alvarez contribute to the intermedial perspective. In this context, we also aim to recover the symbolic analysis of space in the transposition from the novel to the film, seeking to understand how space is approached in both works, through their specific techniques and tools, as well as the artistic motivations behind these occurrences and how they impact the reader and viewer's experience.
Palavras-chave: Literatura e cinema
Intermidialidade
Animação - Filme
Espaço narrativo
O Jardim Secreto - Adaptação fílmica
Intermediality
Adaptation
Animation
Narrative space
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Letras
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31076
Data do documento: 31-Jul-2023
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Letras

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