Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31112
Tipo: TCC
Título: As artes em meu corpo : performances em busca do re-corpo na escola.
Título(s) alternativo(s): The arts in my body: performances in search of the re-body at school.
Autor(es): Bulhões, Patrícia Costa Ramalho
Primeiro Orientador: Boaventura, Michelle Aparecida Gabrielli
Resumo: O dedilhar dessa escrita, em porosidade, em performance, relaciona-se com as minhas memórias, histórias, lembranças de filha, aluna, regente, performer e curiosa, também ousada, em sentir/pensar e criar/fazer, caminhos de busca do corpo em sua existência na escola. Assim, re-significando, o corpo, sendo re-corpo, trago-o como corpo vasto e múltiplo de sentidos e significados na/para aprendizagem. No percurso vivido no Estágio Supervisionado II, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Darcy Ribeiro, com as turmas do 8° e 9° anos, lugar de travessia, de encontro, articulo Ser presença, Ser performer, tendo minha história de vida como impulso no processo pedagógico, procurando se distanciar do padrão de educação formal, atravessado em performances. O Tempo de escrita e o tempo de Estagio Supervisionado II, em presença, são a profundidade fenomenológica, da materialidade e vida. A Performer/escritora e a Performer/regente, entrelaçam-se na busca por Ser no mundo, por Ser na escola. No desejo de adoção da performance na aprendizagem, como possibilidade de existência na educação formal, performo/escrevo abertura de ação dos corpos nos saberes, em suas formulações e re-formulações, corpos re-fazendo-se em experiências, em saberes. A experimentação, a presença, o diálogo e no entre-lugar a performance são as justificativas política/afetiva de Ser, de Ser corpo no MUNDO/ESCOLA. Nesse caminho, o objetivo geral da pesquisa é apresentado numa escrita performativa, de forma porosa, buscando articular sobre o corpo na escola, sendo linha de fuga, dos paradigmas do ato de ensinar-aprender. O método (caminho) se cria/faz na medialidade de unir fenomenologia e performance, confiando que são possibilidades facilitadoras no processo para transgredir modos “operativos” de ensinar, percebendo no corpo vivo, sensibilidade, em seus modos de Ser para aprender-ensinar, ensinar-aprender. As memórias, histórias, lembranças são olhares, na performance, comungados nas aprendizagens, nas experiências com o corpo. Acreditando que EU/OUTRO, somos juntos mundo. As reflexões buscam sensibilidades, que seguem em escrita, no movimento, de integrar-nos. Assim, confiando no nós, possibilidades de proposições performáticas pelos corpos, em artes, em performances são caminhos possíveis de transgressão. Escrevo/performo, construindo e reconstruindo meu corpo para chegar no ensejo de que, todos somos performers, quando compomos juntos, aprendizagem. Sigo transformada, nas artes pelos corpos, no eu pelos outros, no EU/OUTRO/NÓS/MUNDO/ESCOLA.
Abstract: The strumming of this writing, in porosity, in performance, is related to my memories, stories, memories as a daughter, student, conductor, performer and curious, also daring, in feeling/thinking and creating/doing, paths of search for the body in it’s existence at school. Thus, by re-signifying, the body, being a re-body, I bring it as a vast and multiple body of senses and meanings in/for learning. In the path lived in the Supervised Internship II, of the Escola Municipal de Ensino Fundamental Darcy Ribeiro, with the classes of the 8th and 9th grades, a place of crossing, of meeting, articulation Being presence, Being a performer, having my life story as an impulse in the pedagogical process, seeking to distance myself from the standard of formal education, crossed in performances. The time of writing and the time of Supervised Internship II, in presence, are the phenomenological depth, of materiality and life. The Performer/writer and the Performer/conductor are intertwined in the search for Being in the world, for Being in the school. In the desire to adopt performance in learning, as a possibility of existence in formal education, I perform/write the opening of the bodies’ actions in knowledge, in their formulations and re-formulations, bodies re-making themselves in experiences, in knowledge. Experimentation, presence, dialogue and, in between, performance are the political/affective justifications of Being, of Being body in the WORLD/SCHOOL. In this way, the general objective of the research is presented in a performative writing, in a porous way, seeking to articulate about the body in school, being a line of flight from the paradigms of the act of teaching-learning. The method (path) is created/made in the mediality of uniting phenomenology and performance, trusting that they are facilitating possibilities in the process to transgress "operative" ways of teaching, perceiving in the living body, sensitivity, in its ways of Being to learn-teach, teach-learn. Memories, stories, remembrances are looks, in performance, communed in learning, in experiences with the body. Believing that I/OTHER are the world together. The reflections seek sensibilities, which follow in writing, in the movement, to integrate us. Thus, trusting in the we, possibilities of performative propositions by bodies, in arts, in performances are possible paths of transgression. I write/perform, building and reconstructing my body to arrive at the opportunity that we are all performers, when we compose together, learning. I continue to be transformed, in the arts by the bodies, in the self by the others, in the I/OTHER/US/WORLD/SCHOOL.
Palavras-chave: Dança (Licenciatura)
Dança - Performance
Dança - Corpo - Memória
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Artes Cênicas
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31112
Data do documento: 15-Mai-2024
Aparece nas coleções:TCC - Dança

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PCRB23052024.pdf3,25 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons