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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31119
Tipo: | Dissertação |
Título: | Demarcando a sala de aula: práticas educativas e de criação a partir dos fazeres artísticos do povo indígena Tabajara da Paraíba |
Autor(es): | Resende, Cristina da Conceição |
Primeiro Orientador: | Oliveira, Victor Hugo Neves de |
Resumo: | A presente pesquisa denominada “DEMARCANDO A SALA DE AULA: práticas educativas e de criação a partir dos fazeres artísticos do povo indígena Tabajara da Paraíba” visa o desenvolvimento de um trabalho de ensino-aprendizagem de arte indígena a partir de uma perspectiva antirracista e decolonial, tendo como base a Dança do Toré e os grafismos do povo indígena Tabajara da Paraíba. Esse trabalho tem como objetivo estimular o desenvolvimento de criações de arte inspiradas nos fazeres artísticos do povo Tabajara e foi desenvolvido com estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental e EJA Professora Noêmia Alves de Souza, localizada no Município de Conde, Paraíba. Sendo assim, busca-se apresentar de forma decolonial a cultura local expressada pelos Tabajaras que, mesmo tendo sido silenciados e apagados da história por mais de um século, têm resistido às marcas das colonizações, reavivando a partir do ano de 2005 suas expressões culturais como forma de resistência política e cultural. Essa é uma pesquisa participante de abordagem qualitativa na qual foram utilizados para análise de dados, filmagens, fotografias, escritas, rodas de conversas e produções artísticas dos/das estudantes que participaram contribuindo diretamente para a realização desse trabalho, o qual para além dos resultados intrínsecos, culminou em uma apresentação de Dança com base nos movimentos da Dança do Toré e uma exposição de artes visuais a partir das criações de grafismos inspirados nas pinturas corporais Tabajara. Os resultados que concluem essa pesquisa, possibilitam a compreensão de que apesar de todas as dificuldades estruturais enfrentadas para desenvolver esse projeto, é urgente um processo de ensino-aprendizagem que discorra sobre a/as culturas indígenas, tratando a temática a partir de uma perspectiva decolonial e antirracista nas aulas do componente Arte e também demais componentes, para assim, contribuir com um ensino efetivo que proporcione aos/às estudantes um entendimento e acesso às narrativas de forma não deturpada sobre a diversidade cultural e as maneiras de vida existentes no nosso país. |
Abstract: | The present research called “DEMARCING THE CLASSROOM: educational and creative practices based on the artistic practices of the Tabajara indigenous people of Paraíba” aims to develop a teaching-learning work on indigenous art from an anti-racist and decolonial perspective, based on the Toré Dance and the graphics of the Tabajara indigenous people of Paraíba. This work aims to stimulate the development of art creations inspired by the artistic endeavors of the Tabajara people and was developed with students from the Municipal Elementary School and EJA Professora Noêmia Alves de Souza, located in the Municipality of Conde, Paraíba. Therefore, the aim is to present in a decolonial way the local culture expressed by the Tabajaras who, despite having been silenced and erased from history for more than a century, have resisted the marks of colonization, reviving since 2005 their cultural expressions such as form of political and cultural resistance. This is a participatory research with a qualitative approach in which filming, photographs, writings, conversation circles and artistic productions of the students who participated were used for data analysis, contributing directly to the realization of this work, which in addition to the intrinsic results , culminated in a dance presentation based on the Toré Dance movements and a visual arts exhibition based on graphic creations inspired by Tabajara body paintings. The results that conclude this research make it possible to understand that despite all the structural difficulties faced to develop this project, there is an urgent need for a teaching-learning process that discusses indigenous cultures, treating the issue from a decolonial and anti-racism in classes in the Art component and also in other components, in order to contribute to effective teaching that provides students with an understanding and access to narratives in an undistorted way about cultural diversity and the ways of life that exist in our country. |
Palavras-chave: | Artes - Indígenas Tabajara Dança - Arte indígena Decolonial - Cultural indígena Cultura indígena - Perspectiva antirracista Tabajara Indians Dance Anti-racist |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Artes Cênicas |
Programa: | Mestrado Profissional em Artes em Rede Nacional (PROFARTES) |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31119 |
Data do documento: | 20-Out-2023 |
Aparece nas coleções: | Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) - Mestrado Profissional em Artes em Rede Nacional |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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