Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31301
Tipo: | Dissertação |
Título: | Vamos brincar de roda ? movimentando-se e aprendendo música |
Autor(es): | Almeida, Eliene Nunes de |
Primeiro Orientador: | Schulze, Guilherme Barbosa |
Resumo: | A proposta desta pesquisa foi realizar um processo pedagógico musical com os educandos e educandas do 1º ano da Escola Municipal Hidelbrando Silva – Cabedelo. Tínhamos como objetivo relacionar o aprendizado da música com a vivência corporal. Desta forma, foram desenvolvidas estratégias de ensino musical, com os conteúdos inspirados nos métodos de Dalcroze, considerando a contemporaneidade e a realidade sociopolítico-cultural do grupo a ser pesquisado. Utilizamos as músicas de cantigas de roda para as dinâmicas das aulas/oficinas, levantando uma discussão sobre a sua origem, o papel que ela vem desempenhando, a função que hoje a ela é atribuída, e as possibilidades didáticas. Nesse sentido, foram realizadas 10 aulas/oficinas de forma presencial com duração de 45 minutos, com a única turma do 1º ano do ensino fundamental, com todos os 14 alunos matriculados nesse ano/série com idades entre 5 e 7 anos. Para cada aula, utilizamos uma cantiga musical diferente, seguida de uma proposta, objetivo e habilidades a serem trabalhadas. As atividades foram realizadas de forma coletiva, para despertar a sensação de pertencimento da turma, bem como garantir a interação de todos, enfatizando sempre a música e o corpo em movimento, usando o lúdico e a criação. Esta pesquisa é participante e a metodologia é de natureza aplicada, pois se consolidou através de observações de vivências na escola. O objeto de estudo se desenvolveu na proposta das 10 aulas/oficinas, na aplicação e na descrição da experiência. A abordagem foi qualitativa, pois em sua conclusão, foi analisado e relatado todo o processo. Como resultado, obtivemos todo o processo de construção e relato da proposta curricular, ao mesmo tempo em que analisamos o que foi atingido a partir da experiência. Produzimos também 10 planos de aula para o ensino da música para a primeira série do ensino fundamental, utilizando as cantigas de roda e o corpo em movimento. |
Abstract: | The purpose of this research was to carry out a musical creative process with the students of the 1st year of the Hidelbrando Silva Municipal School – Cabedelo. Our objective was to relate the practice and learning of music teaching to the body experience. In this way, the research in question worked with music contents inspired by Dalcroze's methods, making a reassessment, considering the contemporaneity and the socio-political-cultural reality of the group to be researched. We used the songs of nursery rhymes for the dynamics of the classes/workshops and raised a discussion about its origin, the role it has been playing, and the function it is assigned today, and the didactic possibilities. In this sense, 10 classes/workshops were held in person, lasting 45 minutes, with the only class of the 1st year of elementary school, with all 14 students enrolled in this year/series aged between 5 and 7 years. For each class, we use a different musical song, followed by a proposal, objective and different skills to be worked on. The activities were carried out collectively, to awaken the feeling of belonging in the group, as well as guaranteeing the interaction of all, always using the songs from the children's songbook and emphasizing the music and the body in movement, using playfulness and creation. This research is participatory and the methodology is applied in nature because it was consolidated through observations of experiences at school. The object of study was the descriptive research, where the data of the 10 proposals of classes that we organized for the 1st year class chosen for the application were observed. The approach was qualitative, because in its conclusion, the entire process was analyzed and reported. As a result, we obtained the elaboration of 10 curricular proposals along with the lesson plans, for the teaching of music for the first grade of elementary school, using the nursery rhymes, and the body in motion. We also produced a video/documentary of the classes/workshops experiment in order to share the acquired knowledge. |
Palavras-chave: | Educação musical Música - Movimento corporal Música - Cantigas de roda Music education Body movement Nursery rhymes |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Artes Cênicas |
Programa: | Mestrado Profissional em Artes em Rede Nacional (PROFARTES) |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31301 |
Data do documento: | 30-Out-2023 |
Aparece nas coleções: | Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) - Mestrado Profissional em Artes em Rede Nacional |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ElieneNunesDeAlmeida_Dissert.pdf | 3,32 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons