Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31308
Tipo: Dissertação
Título: Para além dos contos de fadas : o teatro do oprimido como perspectiva metodológica na construção da identidade cultural da criança
Autor(es): Oliveira, Soraya de Souza de
Primeiro Orientador: Morais, Líria de Araújo
Resumo: A pesquisa tem como objetivo compreender como o Teatro do Oprimido se configura em uma perspectiva metodológica no processo reflexivo da criança, quanto a sua identidade cultural e enquanto leitora dos contos de fadas, bem como na sua identificação ou estranhamento aos personagens desse gênero literário. Investiga, portanto, se o Teatro do Oprimido instiga a reflexão da criança na leitura crítica dos contos de fadas, focando no estranhamento de características de personagens e situações impressas nessa narrativa infantil, carregada de valores e crenças da cultura europeia. Este trabalho tem como campo de investigação a Escola Municipal Nazinha Barbosa da Franca, e como sujeitos da pesquisa 25 crianças entre 08 e 12 anos de idade, integrantes do grupo de teatro da escola, formado desde o ano de 2019, cursando os 4º e 5º anos dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Esta pesquisa aborda o Teatro do Oprimido sob a perspectiva histórico-crítica, orientando-se à luz teórica e metodológica de Augusto Boal e Paulo Freire. De natureza qualitativa, amparada pela observação participante e pelos exercícios, jogos e técnicas do teatro do oprimido, adota como instrumentos de pesquisa o diário de campo da pesquisadora e das/dos estudantes, auxiliados pelas rodas de conversas, pelos textos criados pelas crianças, áudios e vídeos das ações dinâmicas do processo, buscando compreender como o Teatro do Oprimido, enquanto perspectiva metodológica, contribui para a construção da identidade cultural das crianças na medida em que se opõe à leitura colonial dos contos de fadas. As crianças foram provocadas a perceber e a elencar as temáticas que as oprimem a partir da reflexão crítica sobre os personagens e situações opressoras. Concluiu-se que o Teatro do Oprimido contribui para a construção e/ou fortalecimento das identidades culturais da criança, expresso nas corporeidades poética e estética observadas nas criações dramatúrgicas dessas crianças, a partir da leitura crítica dos contos de fadas.
Abstract: The research aims to understand how Theatre of the Oppressed is configured from a methodological perspective in the reflective process of children, regarding their cultural identity and their role as readers of fairy tales, as well as their identification or strangeness towards the characters of this literary genre. It also investigates whether Theatre of the Oppressed encourages children to critically analyze fairy tales, focusing on the strangeness of character traits and situations depicted in this children’s narrative, which is laden with values and beliefs from European culture. This work has as its field of investigation the Municipal School Nazinha Barbosa da Franca, and as subjects of the research 25 children between 08 and 12 years old, members of the school’s theater group, formed since the year 2019, attending the 4th and 5th years of the initial years of Elementary School. This research addresses the Theater of the Oppressed from a historical-critical perspective, guided by the theoretical and methodological light of Augusto Boal and Paulo Freire. It is of a qualitative nature, supported by participant observation and by the exercises, games and techniques of the theater of the oppressed, it adopts as research instruments the field diary of the researcher and the students aided by the conversation circles, by the texts created by the children, audios and videos of the dynamic actions of the process, seeking to understand how the Theater of the Oppressed, as a methodological perspective, contributes to the construction of children’s cultural identity as it opposes the colonial reading of fairy tales. The children were provoked to perceive and list the themes that oppress them from the critical reflection on the characters and oppressive situations. It was concluded that the Theater of the Oppressed contributes to the construction and/or strengthening of children’s cultural identities, expressed in the poetic and aesthetic corporealities observed in the dramaturgical creations of these children, from the critical reading of fairy tales.
Palavras-chave: Arte - Educação
Teatro - Criança
Teatro do Oprimido - Boal, Augusto, 1931-2009
Identidade cultural
Contos de fadas
Art education
Theater with children
Theater of the oppressed
Cultural identity
Fairy tales
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Artes Cênicas
Programa: Mestrado Profissional em Artes em Rede Nacional (PROFARTES)
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31308
Data do documento: 10-Jul-2023
Aparece nas coleções:Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) - Mestrado Profissional em Artes em Rede Nacional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SorayaDeSouzaDeOliveira_Dissert.pdf14,97 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons