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metadata.dc.type: TCC
Title: A governamentalidade dos espaços de lazer no discurso da propaganda turística do governo da Paraíba
metadata.dc.creator: Peixoto, Kamila Nogueira
metadata.dc.contributor.advisor1: Leite, Maria Regina Baracuhy
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho objetiva investigar a constituição do discurso normativo que compõe a biopolítica e fomenta a governamentalidade nos espaços de lazer. Para atingir este fim, propomo-nos a verificar como as propagandas turísticas delimitam tais espaços (exposição/interdição) e como se manifestam os procedimentos de controle que normatizam as práticas discursivas dos sujeitos. Utilizamos como embasamento teórico a Análise do Discurso, promovendo um diálogo entre Michel Pêcheux, fundador da área supracitada, e Michel Foucault. Isso implica tecer um diálogo entre uma teoria descritivo-interpretativa das materialidades verbo-visuais do discurso em pauta, trazendo como indispensáveis não somente a parte estrutural, mas a dimensão sócio-histórica que o constitui, bem como a teoria foucaultiana, no que concerne à “genealogia do poder”, com o propósito de analisar as intrincadas relações entre os discursos, os sujeitos, a História e os poderes na sociedade. Nosso corpus é composto por sete propagandas turísticas institucionais, cujas análises foram subsidiadas por noções-conceito como: sujeito, memória, enunciado, sentido, controle, poder, governamentalidade. Metodologicamente, este trabalho apresenta um viés descritivo-interpretativo, de abordagem marcadamente qualitativa.
Abstract: This research aims to investigate the constitution of the normative discourse which composes biopolitics and promotes governmentality in leisure areas. To achieve this goal, we propose to verify how tourists advertisements delimit such areas (exposition/interdiction) and how they manifest control procedures that standardize the discursive practices of that subject. We will use as theoretical bases the Discourse Analysis, promoting a dialogue between Michel Pêcheux, founder of the aforesaid area, and Michel Foucault. This implies making a dialogue between a interpretative-descriptive theory of verbal-visual materiality of the current discourse, bringing as indispensable not only the structural part, but the social-historic dimension that constitutes it, as well as the foucaultiana theory, in which regards to the “genealogy of power” for the purpose of analyzing the intricate relations between the discourses, subjects, the History and the powers of society. Our corpus is composed by thirteen institutional touristic advertisements, whose analysis will be subsidized by concept-notions like: subject, memory, statement, sense, control, power, governmentality. Methodologically, this search presents a interpretative-descriptive bias, of markedly qualitative approach.
Keywords: Análise do discurso
Propaganda turística - governo - Paraíba
Espaço de lazer.
Governabilidade
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Letras Clássicas e Vernáculas
metadata.dc.rights: Acesso restrito
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3131
Issue Date: 25-Nov-2014
Appears in Collections:TCC - Letras - Português (Curso presencial)

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