Use este identificador para citar ou linkar para este item:
                
    
    https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31311| Tipo: | TCC | 
| Título: | O adulto neuroatípico: olhar psicopedagógico acerca do Transtorno do Espectro Autista (TEA) | 
| Autor(es): | Silva, Mariana Roos da | 
| Primeiro Orientador: | Almeida, Aline Carvalho de | 
| Resumo: | O Transtorno do Espectro Autista (TEA) pode ser caracterizado como um transtorno do neurodesenvolvimento que afeta o indivíduo em áreas da comunicação, interação social e no processamento das informações. Os estudos relacionados ao público adulto com TEA ainda podem ser considerados escassos. A presente pesquisa foi elaborada a partir de uma revisão sistemática da literatura, de caráter descritivo e exploratório. Dessa forma, teve como objetivo analisar o cenário de publicações relacionadas às pessoas adultas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Além de refletir sobre o papel do psicopedagogo frente a demanda de Transtorno do Espectro Autista e analisar as características da pessoa adulta com Transtorno do Espectro Autista. Portanto, foram analisadas treze publicações encontradas entre o período de 2014-2024. As buscas realizadas foram conduzidas de acordo com as diretrizes PRISMA e conforme as seguintes bases de dados: Biblioteca Virtual em Saúde; Google Acadêmico; PePsic; Periódicos CAPES; Scientific Electronic Library Online (Scielo); LILACS. Além disso, como forma de ampliar as fontes de pesquisa foram utilizados materiais como, livros, artigos científicos e reportagens para compor a sistematização dos dados e discussão dos resultados. Deste modo, o cenário das publicações analisadas contemplou diversos aspectos de área relacionadas à diagnóstico médico, Fonoaudiologia, Psicologia, Psicopedagogia, Psicomotricidade, Terapia Ocupacional e cuidado à saúde do adulto. Foi observado impacto positivo das publicações encontradas relacionadas a Psicopedagogia. Além disso, foi possível refletir sobre as contribuições específicas para área de Psicopedagogia, retratando possíveis intervenções do profissional psicopedagogo e questões relacionadas à descrição das características do adulto com TEA. | 
| Abstract: | The Autism Spectrum Disorder (ASD) can be characterized as a neurodevelopmental disorder that affects individuals in areas of communication, social interaction, and information processing. Studies related to the adult population with ASD are still considered scarce. The present research was developed based on a systematic literature review, of a descriptive and exploratory nature. Thus, it aimed to analyze the scenario of publications related to adults with Autism Spectrum Disorder (ASD). In addition, it aimed to reflect on the role of the psychopedagogue in the face of the demand for Autism Spectrum Disorder and to analyze the characteristics of adults with ASD. Therefore, thirteen publications found between the period of 2014-2024 were analyzed. The searches were conducted according to the PRISMA guidelines and to the following databases: Virtual Health Library; Google Scholar; PePsic; CAPES Periodicals; Scientific Electronic Library Online (Scielo); LILACS. In addition, in order to expand the sources of research, materials such as books, scientific articles, and reports were used to compose the systematization of the data and discussion of the results. The scenario of the analyzed publications contemplated various aspects of areas related to medical diagnosis, Speech Therapy, Psychology, Psychopedagogy, Psychomotricity, Occupational Therapy, and adult health care. A positive impact of the publications found related to Psychopedagogy was observed. Furthermore, it was possible to reflect on the specific contributions to the field of Psychopedagogy, depicting possible interventions by the professional and issues related to describing the characteristics of adults with ASD. | 
| Palavras-chave: | Transtorno do Espectro Autista (TEA) Adulto Psicopedagogia | 
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL | 
| Idioma: | por | 
| País: | Brasil | 
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba | 
| Sigla da Instituição: | UFPB | 
| Departamento: | Psicopedagogia | 
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil | 
| URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | 
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31311 | 
| Data do documento: | 3-Mai-2024 | 
| Aparece nas coleções: | CE - TCC - Psicopedagogia | 
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| MRS29072024.pdf | 677,17 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | 
Este item está licenciada sob uma 
Licença Creative Commons
     
    

