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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31313
Tipo: TCC
Título: A integração da inteligência artificial generativa nas práticas e relações públicas: uma revisão sistemática da literatura.
Título(s) alternativo(s): The integration of generative artificial intelligence into public relations practices: a systematic literature review
Autor(es): Feitosa, Kaira Lorrane Teixeira
Primeiro Orientador: Brasileiro, Fellipe Sá
Primeiro Coorientador: Silva, Luís Carlos da
Resumo: A integração da inteligência artificial generativa nas práticas de Relações Públicas é um fenômeno emergente e pouco compreendido no âmbito acadêmico e profissional, embora tenha despertado posições controversas relacionadas com a adoção da tecnologia, osdesafios decorrentes e as estratégias de enfrentamento. Para compreender as evidências atuais que envolvem este fenômeno, este artigo examina como a integração da inteligência artificial generativa nas práticas de Relações Públicas é apresentada na literatura científica recente. Para tanto, optou-se pelo método da revisão sistemática da literatura nas bases de dados Scopus, Web of Science e Scielo. Observou-se que a adoção da inteligência artificial generativa nas práticas de Relações Públicas ocorre em atividades de previsão de crises, criação de relatórios, análise de dados, chatbots e campanhas institucionais. Alguns estudos apontam que profissionais enfrentam desafios de adaptação, compreensão dos conceitos e impactos da tecnologia, como preconceitos, vieses algorítmicos, desinformação, relacionamento superficial com públicos, transparência e perda de empregos. Os estudos orientam que diante dos desafios os profissionais de Relações Públicas devem assumir oolhar crítico e humanizado de modo a cumprir com os preceitos da ética e da responsabilidade social. Além disso, indicam a utilização de análises para avaliação de riscos e oportunidades, e definição do cenário econômico, social e político. Conclui-se que a literatura existente ainda é incipiente e carece de maior profundidade sobre as práticas afetadas pela inteligência artificial generativa, além de estudos que dialoguem a respeito das possíveis regulamentações necessárias ao desenvolvimento de estratégias e limites que permitam uma integração civilizada.
Abstract: The integration of generative artificial intelligence in Public Relations practices is an emerging and poorly understood phenomenon in both academic and professional realms, despite sparking controversial positions regarding technology adoption, ensuing challenges, and coping strategies. To comprehend current evidence surrounding this phenomenon, this article examines how the integration of generative artificial intelligence in Public Relations practices is portrayed in recent scientific literature. To achieve this, we opted for a systematic literature review method across Scopus, Web of Science, and Scielo databases. It was observed that the adoption of generative artificial intelligence in Public Relations practices occurs in crisis prediction, report generation, data analysis, chatbots, and institutional campaigns. Some studies indicate that professionals face challenges in adaptation, understanding technology concepts and impacts, such as biases, algorithmic biases, misinformation, superficial relationships with audiences, transparency, and job loss. Studies suggest that in face of these challenges, Public Relations professionals should adopt a critical and humanized perspective to comply with ethical and social responsibilities. Furthermore, they suggest the use of risk and opportunity analyses, and definition of economic, social, and political scenarios. It is concluded that existing literature is still in its infancy and lacks deeper insights into practices affected by generative artificial intelligence, as well as studies addressing necessary regulations for developing strategies and boundaries allowing civilized integration.
Palavras-chave: Relações Públicas
Inteligência artificial genertiva
Comunicação organizacional
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Comunicação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31313
Data do documento: 6-Mai-2024
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