Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3132Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Souza, Kátia Salviano de. | - |
| dc.date.accessioned | 2017-12-11T12:18:04Z | - |
| dc.date.available | 2014-08-14 | - |
| dc.date.available | 2017-12-11T12:18:04Z | - |
| dc.date.issued | 2014-08-25 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3132 | - |
| dc.description.abstract | not available. | pt_BR |
| dc.description.provenance | Submitted by Letras presencial Coordenação (letras.presencial@cchla.ufpb.br) on 2017-12-11T12:18:04Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) KSS15082014.pdf: 345836 bytes, checksum: d6168147ee90792c9a2a052709e962b7 (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2017-12-11T12:18:04Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) KSS15082014.pdf: 345836 bytes, checksum: d6168147ee90792c9a2a052709e962b7 (MD5) Previous issue date: 2014-08-25 | en |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
| dc.rights | Acesso restrito | pt_BR |
| dc.subject | Habilidades em leitura | pt_BR |
| dc.subject | Ensino fundamental | pt_BR |
| dc.subject | Língua portuguesa- Ensino | pt_BR |
| dc.title | Desempenho em leitura de alunos do 9º ano a partir dos descritores do SAEB./ | pt_BR |
| dc.type | TCC | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Sousa, Maria Ester Vieira de | - |
| dc.description.resumo | Este trabalho monográfico, intitulado Desempenho em leitura de alunos do 9º ano a partir dos Descritores do SAEB, objetiva avaliar o nível de habilidades em leitura e compreensão de textos dos alunos do 9º ano, do ensino fundamental, de uma escola pública municipal, analisar a capacidade desses discentes para identificar informações explicitas no texto e estabelecer inferências a partir da leitura do texto, através de análises de produções escritas resultantes de atividades de leitura propostas durante o ano de 2011, período em que atuávamos como bolsista do projeto “Apoio Pedagógico às Atividades de Leitura e Escrita”, realizado pela UFPB, em convênio com a Prefeitura Municipal de João Pessoa. Para analisar o desempenho e as competências em leitura desses alunos, seguimos os Tópicos de Leitura dos Descritores de Leitura da Matriz de Referência do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica 2001 (SAEB) para o Ensino de Língua Portuguesa, que trazem as habilidades e competências que se esperam dos alunos dessa série. Como aporte teórico, utilizamos autores como Antunes (2003), Alves (2011), Fonseca (1984), Geraldi (2008), Koch (2011), Marcuschi (2008), Sales (2011) e Sousa (2002, 2011), que remetem para uma concepção de língua como interação e para a leitura como prática social. Esses autores procuram explicar a importância da leitura e o processo de compreensão de textos para o sujeito atribuir sentidos, tanto na escola como na vida social. A análise das produções revelou que, apesar de precisarem melhorar as suas desenvolturas em relação às competências de leitura definidas pelo SAEB 2001, para o 9º ano, os alunos demonstram habilidades para reconhecer e inferir as informações implícitas | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Letras Clássicas e Vernáculas | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | TCC - Letras - Português (Curso presencial) | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| KSS15082014.pdf | 337,73 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solicitar uma cópia |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
