Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3132
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSouza, Kátia Salviano de.-
dc.date.accessioned2017-12-11T12:18:04Z-
dc.date.available2014-08-14-
dc.date.available2017-12-11T12:18:04Z-
dc.date.issued2014-08-25-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3132-
dc.description.abstractnot available.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Letras presencial Coordenação (letras.presencial@cchla.ufpb.br) on 2017-12-11T12:18:04Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) KSS15082014.pdf: 345836 bytes, checksum: d6168147ee90792c9a2a052709e962b7 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-12-11T12:18:04Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) KSS15082014.pdf: 345836 bytes, checksum: d6168147ee90792c9a2a052709e962b7 (MD5) Previous issue date: 2014-08-25en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso restritopt_BR
dc.subjectHabilidades em leiturapt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectLíngua portuguesa- Ensinopt_BR
dc.titleDesempenho em leitura de alunos do 9º ano a partir dos descritores do SAEB./pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Sousa, Maria Ester Vieira de-
dc.description.resumoEste trabalho monográfico, intitulado Desempenho em leitura de alunos do 9º ano a partir dos Descritores do SAEB, objetiva avaliar o nível de habilidades em leitura e compreensão de textos dos alunos do 9º ano, do ensino fundamental, de uma escola pública municipal, analisar a capacidade desses discentes para identificar informações explicitas no texto e estabelecer inferências a partir da leitura do texto, através de análises de produções escritas resultantes de atividades de leitura propostas durante o ano de 2011, período em que atuávamos como bolsista do projeto “Apoio Pedagógico às Atividades de Leitura e Escrita”, realizado pela UFPB, em convênio com a Prefeitura Municipal de João Pessoa. Para analisar o desempenho e as competências em leitura desses alunos, seguimos os Tópicos de Leitura dos Descritores de Leitura da Matriz de Referência do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica 2001 (SAEB) para o Ensino de Língua Portuguesa, que trazem as habilidades e competências que se esperam dos alunos dessa série. Como aporte teórico, utilizamos autores como Antunes (2003), Alves (2011), Fonseca (1984), Geraldi (2008), Koch (2011), Marcuschi (2008), Sales (2011) e Sousa (2002, 2011), que remetem para uma concepção de língua como interação e para a leitura como prática social. Esses autores procuram explicar a importância da leitura e o processo de compreensão de textos para o sujeito atribuir sentidos, tanto na escola como na vida social. A análise das produções revelou que, apesar de precisarem melhorar as suas desenvolturas em relação às competências de leitura definidas pelo SAEB 2001, para o 9º ano, os alunos demonstram habilidades para reconhecer e inferir as informações implícitaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentLetras Clássicas e Vernáculaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Português (Curso presencial)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
KSS15082014.pdf337,73 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons