Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3132| Tipo: | TCC |
| Título: | Desempenho em leitura de alunos do 9º ano a partir dos descritores do SAEB./ |
| Autor(es): | Souza, Kátia Salviano de. |
| Primeiro Orientador: | Sousa, Maria Ester Vieira de |
| Resumo: | Este trabalho monográfico, intitulado Desempenho em leitura de alunos do 9º ano a partir dos Descritores do SAEB, objetiva avaliar o nível de habilidades em leitura e compreensão de textos dos alunos do 9º ano, do ensino fundamental, de uma escola pública municipal, analisar a capacidade desses discentes para identificar informações explicitas no texto e estabelecer inferências a partir da leitura do texto, através de análises de produções escritas resultantes de atividades de leitura propostas durante o ano de 2011, período em que atuávamos como bolsista do projeto “Apoio Pedagógico às Atividades de Leitura e Escrita”, realizado pela UFPB, em convênio com a Prefeitura Municipal de João Pessoa. Para analisar o desempenho e as competências em leitura desses alunos, seguimos os Tópicos de Leitura dos Descritores de Leitura da Matriz de Referência do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica 2001 (SAEB) para o Ensino de Língua Portuguesa, que trazem as habilidades e competências que se esperam dos alunos dessa série. Como aporte teórico, utilizamos autores como Antunes (2003), Alves (2011), Fonseca (1984), Geraldi (2008), Koch (2011), Marcuschi (2008), Sales (2011) e Sousa (2002, 2011), que remetem para uma concepção de língua como interação e para a leitura como prática social. Esses autores procuram explicar a importância da leitura e o processo de compreensão de textos para o sujeito atribuir sentidos, tanto na escola como na vida social. A análise das produções revelou que, apesar de precisarem melhorar as suas desenvolturas em relação às competências de leitura definidas pelo SAEB 2001, para o 9º ano, os alunos demonstram habilidades para reconhecer e inferir as informações implícitas |
| Abstract: | not available. |
| Palavras-chave: | Habilidades em leitura Ensino fundamental Língua portuguesa- Ensino |
| CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Letras Clássicas e Vernáculas |
| Tipo de Acesso: | Acesso restrito |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3132 |
| Data do documento: | 25-Ago-2014 |
| Aparece nas coleções: | TCC - Letras - Português (Curso presencial) |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| KSS15082014.pdf | 337,73 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solicitar uma cópia |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
