Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3132
metadata.dc.type: TCC
Title: Desempenho em leitura de alunos do 9º ano a partir dos descritores do SAEB./
metadata.dc.creator: Souza, Kátia Salviano de.
metadata.dc.contributor.advisor1: Sousa, Maria Ester Vieira de
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho monográfico, intitulado Desempenho em leitura de alunos do 9º ano a partir dos Descritores do SAEB, objetiva avaliar o nível de habilidades em leitura e compreensão de textos dos alunos do 9º ano, do ensino fundamental, de uma escola pública municipal, analisar a capacidade desses discentes para identificar informações explicitas no texto e estabelecer inferências a partir da leitura do texto, através de análises de produções escritas resultantes de atividades de leitura propostas durante o ano de 2011, período em que atuávamos como bolsista do projeto “Apoio Pedagógico às Atividades de Leitura e Escrita”, realizado pela UFPB, em convênio com a Prefeitura Municipal de João Pessoa. Para analisar o desempenho e as competências em leitura desses alunos, seguimos os Tópicos de Leitura dos Descritores de Leitura da Matriz de Referência do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica 2001 (SAEB) para o Ensino de Língua Portuguesa, que trazem as habilidades e competências que se esperam dos alunos dessa série. Como aporte teórico, utilizamos autores como Antunes (2003), Alves (2011), Fonseca (1984), Geraldi (2008), Koch (2011), Marcuschi (2008), Sales (2011) e Sousa (2002, 2011), que remetem para uma concepção de língua como interação e para a leitura como prática social. Esses autores procuram explicar a importância da leitura e o processo de compreensão de textos para o sujeito atribuir sentidos, tanto na escola como na vida social. A análise das produções revelou que, apesar de precisarem melhorar as suas desenvolturas em relação às competências de leitura definidas pelo SAEB 2001, para o 9º ano, os alunos demonstram habilidades para reconhecer e inferir as informações implícitas
Abstract: not available.
Keywords: Habilidades em leitura
Ensino fundamental
Língua portuguesa- Ensino
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Letras Clássicas e Vernáculas
metadata.dc.rights: Acesso restrito
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3132
Issue Date: 25-Aug-2014
Appears in Collections:TCC - Letras - Português (Curso presencial)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
KSS15082014.pdf337.73 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons