Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31334
Tipo: | TCC |
Título: | A adoção da matemática na educação financeira familiar no ensino fundamental |
Autor(es): | Cavalcanti, Tatiana Carvalho Ramos |
Primeiro Orientador: | Pereira, Miriam Silva |
Resumo: | Estudos globais mostram que a educação financeira impacta significativamente o conhecimento, comportamento e atitudes de indivíduos e famílias, independentemente da classe social. A educação financeira é definida pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) como um processo que melhora a compreensão dos conceitos e produtos financeiros, capacitando indivíduos a fazer escolhas informadas. Este estudo, quantitativo e qualitativo, investiga as características das propostas de educação financeira na matemática do Ensino Fundamental, destacando práticas diversificadas entre professores, a importância da interdisciplinaridade, e a necessidade de maior engajamento familiar e políticas educacionais estruturadas para superar desafios na implementação. Entre outras, Pesquisas futuras devem melhorar recursos educacionais para tornar os conceitos financeiros mais acessíveis e examinar métodos pedagógicos eficazes. É essencial investigar a sequência didática e o impacto do engajamento familiar nas atividades de educação financeira. Além disso, estudar intervenções para fortalecer a base matemática dos alunos e avaliar políticas públicas pode criar um currículo de educação financeira mais robusto e eficaz. |
Abstract: | Global studies show that financial education significantly impacts the knowledge, behavior and attitudes of individuals and families, regardless of social class. Financial education is defined by the Organization for Economic Co-operation and Development (OECD) as a process that improves understanding of financial concepts and products, enabling individuals to make informed choices. This quantitative and qualitative study investigates the characteristics of financial education proposals in elementary school mathematics, highlighting diverse practices among teachers, the importance of interdisciplinarity, and the need for greater family engagement and structured educational policies to overcome challenges in implementation. Among others, future research should improve educational resources to make financial concepts more accessible and examine effective pedagogical methods. It is essential to investigate the didactic sequence and the impact of family engagement in financial education activities. Additionally, studying interventions to strengthen students' mathematical foundations and evaluating public policies can create a more robust and effective financial education curriculum. |
Palavras-chave: | Educação financeira familiar Educação financeira no ensino fundamental Matemática na educação financeira |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Matemática |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31334 |
Data do documento: | 4-Jul-2024 |
Aparece nas coleções: | TCC - Matemática (EAD coleção) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCRC02082024.pdf | 18,63 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.