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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31338
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorOliveira, Maria Geysyellen Paiva-
dc.date.accessioned2024-08-08T15:44:42Z-
dc.date.available2024-07-29-
dc.date.available2024-08-08T15:44:42Z-
dc.date.issued2024-05-08-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31338-
dc.description.abstractThe objective of this research was to develop mathematical activities in the additive field, aiming to insert mathematical literacy in a contextualized and meaningful way for a 3rd year elementary school class in a rural public school. The methodology used in the research was exploratory research of an action research nature in relation to the objectives, with data analysis carried out with a qualitative focus. The proposed intervention was carried out in a rural public school, located in Paratibe, in the municipality of João Pessoa, Paraiba, from March to April 2024. The study was divided into three stages: visit to the main school for the interview with pedagogical management and teachers; analysis of the questionnaire applied and finally, elaboration of a didactic sequence proposal aimed at the 3rd year of Elementary School in the discussion of mathematical literacy. The results indicated that teachers apply pedagogical practices aimed at mathematical literacy, but face challenges in effectively integrating the quilombola culture due to the school being located in an urban area and the lack of specific training in either the rural or quilombola modality. Thus, some teachers mentioned the use of resources such as bottle caps, local fruits, games of African origin, among others, to contextualize mathematics teaching with the reality of the community. Regarding interdisciplinarity, teachers highlighted the integration of mathematics teaching with other areas, such as Portuguese, seeking to integrate content through reading and writing into the students' reality. It is concluded that, even with the indication of using mathematics activities that contribute to the student's literacy, the relationship between this and the students' language and writing in the participants' speeches was not verified. It is concluded that it is insufficient to simply point out the use of manipulative material in the conceptual discussion of the active field with students in the initial years of Elementary School, without a significant understanding of the methodological use of the instruments, requiring continued training that promotes discussion among participating teachers.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2024-08-08T15:44:42Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) MGPO25082024.pdf: 631682 bytes, checksum: 72d6b19737c13848e2d443be0eb6cc5f (MD5)en
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dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnsino - matemáticapt_BR
dc.subjectMatemática - letramentopt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectEducação do campopt_BR
dc.titleLetramento de matemática em escola do campo: uma proposta para o campo aditivo em turma de anos iniciais do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Farias, Severina Andréa Dantas de-
dc.description.resumoO objetivo dessa pesquisa foi desenvolver atividades de matemática do campo aditivo, visando inserir o letramento matemático de forma contextualizada e significativa para uma turma do 3º ano do Ensino Fundamental em uma escola pública do campo. Para isso utilizou-se como base teórica os autores Azeredo (et all, 2014), (Freire, 1997), Vergnaud (2007), Knijinik (2004) e os documentos oficiais Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Brasil, 1996) e Base Nacional Comum Curricular (Brasil, 2017). A metodologia utilizada no estudo foi do tipo pesquisa exploratória, pesquisa-ação com relação aos objetivos, sendo realizada uma análise qualitativa. A proposta de intervenção teve como universo uma escola pública do campo, situada em Paratibe, no município de João Pessoa, Paraíba, no período de março a abril de 2024. O estudo foi divido em três etapas: visita a escola sede para a entrevista com a gestão pedagógica e os professores; análise de questionário aplicado e elaboração de uma proposta de sequência didática voltada para o 3º ano do Ensino Fundamental na discussão do letramento matemático. Os resultados indicaram que os professores aplicam práticas pedagógicas voltadas para o letramento em matemática, mas enfrentam desafios em integrar efetivamente a cultura quilombola devido à escola está situada em zona urbana e a falta de formação especifica tanto na modalidade do campo e quilombola. Dessa forma, alguns professores mencionaram o uso de recursos como tampinhas de garrafas, frutas locais, jogos de origem africana, entre outros, para contextualizar o ensino de matemática com a realidade da comunidade. Quanto a interdisciplinaridade, os professores destacaram a integração do ensino de matemática com outras áreas, como português, buscando integrar os conteúdos através da leitura e escrita a realidade dos alunos. Conclui-se que, mesmo com a indicação de utilização de atividades de matemática que contribuam com o letramento do estudante, não se verificou a relação desta com a linguagem e escrita dos estudantes nas falas dos participantes, sendo insuficiente apenas apontar o uso de material manipulativo na discussão conceitual do campo aditivo da matemática, sem a compreensão significativa do uso metodológico e recursos didáticos, com a clara necessidade de realização de formação continuada que promova a discussão da matemática e do letramento escolar.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducação do Campopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia do Campo

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