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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31353
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Joyce Lopes da-
dc.date.accessioned2024-08-09T13:56:33Z-
dc.date.available2024-07-29-
dc.date.available2024-08-09T13:56:33Z-
dc.date.issued2024-05-08-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31353-
dc.description.abstractThe teaching of mathematics is fundamental in the school learning process. Based on this principle, the main objective of the study is to discuss the importance of basic mathematics operations from the context of rural school teachers and the specificities of Youth and Adult Education cycles I and II, in rural schools in the municipality of Salgado de São Félix – PB. To achieve this objective, we sought to identify the profile of EJA teachers, cycles I and II, and their contextualization in relation to the teaching of basic mathematics operations, aligned with Rural Education. The methodology addressed was exploratory in nature, of the action research type, with a proposal for qualitative data analysis. The research instruments used were questionnaires and structured interviews, carried out from February to March 2024. The work was organized in the following stages: profile survey with interviews and teaching methodological discussion. Based on the data obtained, some didactic activities were developed for discussion with a teacher from a participating institution. The results indicated that teachers do not use contextualized situations in teaching mathematics, do not use concrete materials as teaching resources in mathematics classes, and do not offer motivating situations that prioritize EJA students in a rural context. It is concluded, therefore, that continued training is necessary in the conceptual and methodological discussion of basic mathematics operations in the EJA modality, which favor discussions on Rural Education and prioritize people's reality, offering quality and meaningful teaching, capable of to reach young people and adults in rural school communities.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2024-08-09T13:56:33Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) JLS29072024.pdf: 898334 bytes, checksum: 4259e0fbc1154fb54afa797ea51bcf24 (MD5)en
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dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação de jovens e adultospt_BR
dc.subjectMatemática - ensinopt_BR
dc.subjectFormação de professorpt_BR
dc.titleA importância das operações básicas da matemática na modalidade da educação do campo na à educação de jovens e adultospt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Farias, Severina Andréa Dantas de-
dc.description.resumoO ensino da matemática é fundamental no processo de aprendizagem escolar. Partindo deste princípio, tem-se como objetivo principal do estudo discutir a importância das operações básicas de matemática a partir do contexto dos docentes de escolas rurais e das especificidades da Educação de Jovens e Adultos ciclos I e II, em escolas do campo do município de Salgado de São Félix – PB. Para alcançar este objetivo procurou-se identificar o perfil de professores(as) da EJA, ciclos I e II, sua contextualização com relação ao ensino das operações básicas da matemática, alinhadas à Educação do Campo. A metodologia abordada foi de cunho exploratório, do tipo pesquisa-ação, com proposta de análise qualitativa de dados. Os instrumentos de pesquisa utilizados foram questionários e entrevistas estruturadas, realizados no período fevereiro a março de 2024. O trabalho foi organizado nas seguintes etapas: levantamento de perfil com entrevistas e discussão metodológica de ensino. Com base nos dados obtidos, elaborou-se algumas atividades didática para discussão com um docente de uma instituição participante. Os resultados indicaram que os professores não utilizam situações contextualizadas no ensino da matemática, não utilizam materiais concretos como recurso didático nas aulas de matemática, e não ofertam situações motivadoras que priorizem os estudantes da EJA em um contexto campesino. Conclui-se, portanto, que é necessário formação continuada na discussão conceitual e metodológica das operações básicas de matemática na modalidade EJA, que favoreçam as discussões da Educação do Campo e priorize a realidade das pessoas, ofertando um ensino de qualidade e com significado, capaz de alcançar os jovens e adultos das comunidades escolares rurais.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducação do Campopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURALpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia do Campo

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