Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31355
Tipo: TCC
Título: Interação escola e família: contribuições da psicopedagogia na educação infantil
Autor(es): Silva, Maysa Rodrigues de Lacerda
Primeiro Orientador: Escarião, Andréia Dutra
Resumo: O presente estudo teve como objetivo investigar a relação entre escola e família na Educação Infantil. O estudo baseou-se em uma pesquisa de levantamento, de natureza qualitativa descritiva, cujos dados partem da aplicação de questionários, tendo como participantes do estudo uma professora de Educação Infantil do município de João Pessoa/PB, e familiares de crianças da turma. Por meio dos questionários aplicados, foi possível identificar percepções e experiências das famílias e da professora de Educação Infantil, bem como, a interação entre a instituição escolar e a família, as dinâmicas e desafios existentes. De acordo com a análise feita, a parceria entre escola e família, é evidenciada pela comunicação eficaz, no entanto, apesar de a escola promover eventos, a falta de inclusão dos pais nos planejamentos sugere uma área de melhoria. Portanto, a participação das famílias não deve se limitar a oportunidades pontuais, é necessário integrar essa colaboração de forma mais abrangente nos processos educacionais. A diversidade de configurações familiares ressalta a necessidade de flexibilidade, onde a instituição escolar de Educação Infantil deve reconhecer e valorizar a singularidade de cada família. Além disso, a constatação de que a participação familiar está associada à segurança emocional das crianças, reforça a importância de incentivar e promover ativamente essa participação. Conclui-se, portanto, que o presente estudo pode contribuir para a construção de referenciais teóricos e práticos que embasam pesquisas futuras, bem como para a ação psicopedagógica no contexto da Educação Infantil.
Abstract: The present study aimed to investigate the relationship between school and family in Early Childhood Education. The study was based on a survey, of a descriptive qualitative nature, whose data comes from the application of questionnaires, with study participants being an Early Childhood Education teacher from the city of João Pessoa/PB, and family members of children in the class. Through the questionnaires applied, it was possible to identify perceptions and experiences of families and the Early Childhood Education teacher, as well as the interaction between the school institution and the family, the existing dynamics and challenges. According to the analysis carried out, the partnership between school and family is evidenced by effective communication, however, despite the school promoting events, the lack of inclusion of parents in planning suggests an area for improvement. Therefore, family participation should not be limited to specific opportunities; it is necessary to integrate this collaboration more comprehensively into educational processes. The diversity of family configurations highlights the need for flexibility, where the Early Childhood Education institution must recognize and value the uniqueness of each family. Furthermore, the finding that family participation is associated with children's emotional security reinforces the importance of actively encouraging and promoting this participation. It is concluded, therefore, that the present study can contribute to the construction of theoretical and practical references that support future research, as well as to psychopedagogical action in the context of Early Childhood Education.
Palavras-chave: Educação infantil
Família
Escola
Psicopedagogia
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Psicopedagogia
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31355
Data do documento: 23-Abr-2024
Aparece nas coleções:CE - TCC - Psicopedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MRLS29072024.PDF713,49 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons