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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31395
Tipo: | Dissertação |
Título: | Programa “Educar pra valer”: em tempos de neoliberalização da educação |
Autor(es): | Dantas, José Aclecio |
Primeiro Orientador: | Rodrigues, Ana Cláudia da Silva |
Resumo: | O tema da pesquisa, ‘Política educacional em tempos de neoliberalismo’, tem como objeto de estudo o programa “Educar pra Valer”, implementado nas turmas de 5º ano das séries iniciais do Ensino Fundamental, na rede municipal de Educação de João Pessoa - PB, a partir do ano de 2019. A finalidade deste trabalho foi de contribuir com os estudos sobre as políticas educacionais que são implementadas nas redes de educação municipais como estratégias para melhorar a qualidade da educação pública e da aprendizagem dos alunos. A pesquisa procurou responder a seguinte questão: Quais os elementos e as estratégias neoliberais que podem ser identificados a partir da implementação do programa “Educar pra Valer” na rede municipal de educação de João Pessoa? Nosso objetivo foi de analisar as relações que se estabelecem entre a implementação do programa “Educar pra Valer” nas escolas municipais de João Pessoa e as estratégias neoliberais para a educação. Para isso, elencamos os seguintes objetivos específicos: Descrever os processos de implementação do Programa “Educar pra Valer” na Rede municipal de Educação de João Pessoa em 2019; Conhecer a organização, as parcerias estabelecidas e os objetivos do referido programa, no município de João Pessoa, e analisar os elementos ideológicos e políticos estabelecidos na mediação entre o Neoliberalismo e a política educacional a partir da implementação do programa “Educar pra Valer” e suas estratégias para melhorar a qualidade da educação pública. A metodologia empregada na pesquisa é norteada pelo método materialista histórico-dialético. Iniciamos utilizando uma pesquisa bibliográfica e documental. O instrumento utilizado foi um questionário aplicado de forma virtual, composto de 14 questões abertas e fechadas, a dez docentes do 5º ano do ensino fundamental. Depois de analisar os dados, constatamos que, quando o programa de determinada política pública de educação insere alguns elementos de uma lógica de mercado, expressos numa racionalização do trabalho em sala de aula, milimetricamente medida em minutos-relógio; prioriza alguns conteúdos em detrimento de outros, principalmente no que tange à quantificação das leituras individuais dos alunos; faz avaliações externas, sistemáticas e padronizadas e restringe os processos de ensino/aprendizagem à aquisição de habilidades e competências e o faz norteado por uma parceria com instituições privadas e sob o financiamento do capital especulativo e fundos de investimentos da fundação Lemann, que têm a incumbência de determinar os novos parâmetros e os rumos da educação sob o discurso da elevação da qualidade na educação pública, está implementando elementos e estratégias neoliberais na Educação, visando ampliar a produtividade do trabalho e reproduzir amplamente o capital. |
Abstract: | The research theme is "educational policy in times of neoliberalism", having as object of study the program "Educar pra Valer”, implemented in 5th year classes of the initial grades of elementary school in the municipal education network of João Pessoa - PB, from the year 2019. The purpose of this work was to contribute to the studies on educational policies that are implemented in municipal education networks as strategies for raising the quality in public education and student learning. This research sought to answer the following question: What neoliberal elements and strategies can be identified from the implementation of the program "Educar pra Valer" in the municipal education network of João Pessoa? Our objective was to analyze the relationships that are established between the implementation of the program "Educar pra Valer" in the municipal schools of João Pessoa and neoliberal strategies for education. And for this we aimed, specifically in this work to describe the processes of implementation of the Program "Educar pra Valer" in the municipal Education Network of João Pessoa in 2019; To know the organization, the partnerships established and objectives of the program "Educar pra Valer" in the municipality of João Pessoa and to analyze the ideological and political elements established in the mediation between Neoliberalism and educational policy from the implementation of the program "Educar pra Valer" and its strategies to improve the "quality of public education". Our methodology is guided by the dialectical historical materialist method. We started using a bibliographic and documental research. The instrument used was a questionnaire applied virtually, composed of 14 open and closed questions, to 10 teachers of 5th grade of elementary school. After the analysis of the data, we highlight that from the point that the program of a certain public policy of education inserts some elements of a market logic, expressed in a rationalization of the work in the classroom, measured millimeters in minutes; in the prioritization of some contents in detriment of others, mainly in what refers to the quantification of the students' individual readings; It performs external, systematic and standardized evaluations and restricts the teaching/learning processes to the acquisition of skills and competencies, and it does so guided by a partnership with private institutions and under financing from speculative capital and investment funds from the Lemann foundation, which are in charge of determining the new parameters and directions of education under the discourse of increasing the quality of public education, is implementing Neoliberal elements and strategies in Education, aiming at the expansion of labor productivity, and thus, the expanded reproduction of capital. |
Palavras-chave: | Neoliberalismo e educação Políticas educacionais Programa Educar pra Valer Neoliberalism and education Educational policies Educar pra Valer program |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Educação |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso restrito Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31395 |
Data do documento: | 16-Dez-2021 |
Aparece nas coleções: | Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Educação |
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