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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31410
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorLima, Aline de Araújo Celestino-
dc.date.accessioned2024-08-15T10:00:27Z-
dc.date.available2024-01-25-
dc.date.available2024-08-15T10:00:27Z-
dc.date.issued2023-01-30-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31410-
dc.description.abstractThe public transport sector is part of a service considered essential by the federal constitution of 1988 (CFB/88), as it corresponds to an indispensable service for citizens, since it provides the displacement of users to various places, such as work, study, leisure, fun, medical care, among many others. With the emergence of the new coronavirus in 2020, the actors of the transportation system (government, system operators and users) began to adopt measures so that the provision of the service would not be impaired with the impacts arising from the pandemic. However, in some locations of the country, strict measures such as social isolation were adopted, and directly impacted on the provision of business services, causing the suspension of the bus fleet in several municipalities in Brazil for 4 months, uncertainty for the financial and administrative health of the sector. Given this scenario, the present study aims to analyze the impacts suffered by the public transport sector by buses during the pandemic period, as well as the results from the measures of containment to the coronavirus, and the possible consequences that the pandemic can leave in the post-pandemic sector, contributing to the expansion of discussions from the perspective of all actors involved in the system, taking into account the theoretical framework. Thus, this study is based on the method of qualitative research, descriptive and exploratory, data was collected through bibliographical and documentary analysis using secondary data from the years 2020 to 2022 on the impacts caused by COVID-19 in the urban public transport sector by buses in Brazil.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Fernando Augusto Alves Vieira (fernandovieira@biblioteca.ufpb.br) on 2024-08-15T10:00:27Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) AlineDeAraújoCelestinoLima_Dissert.pdf: 34267753 bytes, checksum: 234ca7297d80a40bedc624865255bbf9 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-08-15T10:00:27Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) AlineDeAraújoCelestinoLima_Dissert.pdf: 34267753 bytes, checksum: 234ca7297d80a40bedc624865255bbf9 (MD5) Previous issue date: 2023-01-30en
dc.description.sponsorshipNenhumapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectTransporte público urbanopt_BR
dc.subjectGestão públicapt_BR
dc.subjectPandemia - Covid-19pt_BR
dc.subjectUrban public transportpt_BR
dc.subjectPublic managementpt_BR
dc.subjectPandemic - Covid-19pt_BR
dc.titleUma análise dos impactos da Covid-19 no setor de transporte público urbano por ônibuspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Mota, Flávio Perazzo Barbosa-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6882923273884710pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5786207148642064pt_BR
dc.description.resumoO setor de transporte público faz parte de um serviço considerado essencial pela constituição federal de 1988 (CFB/88), pois corresponde a um serviço indispensável para os cidadãos, uma vez que proporciona o deslocamento dos usuários para diversos locais, como trabalho, estudo, lazer, diversão, atendimento médico, entre muitos outros. Com o surgimento do novo coronavirus no ano de 2020, os atores do sistema de transporte (poder público, operadoras do sistema e usuários) passaram a adotar medidas para que a prestação do serviço não ficasse prejudicada com os impactos oriundos da pandemia. Entretanto, em algumas localidades do país, medidas rigorosas como a exemplo do isolamento social foram adotadas, e impactaram diretamente na prestação dos serviços das empresas, causando a suspensão da frota de ônibus em diversos municípios do Brasil por durante 4 meses, ocasionando um cenário de incertezas para a saúde financeira e administrativa do setor. Diante deste cenário, o presente estudo visa a análise dos impactos sofridos pelo o setor de Transporte Público coletivo por ônibus durante o período pandêmico, bem como dos resultados oriundos das medidas de contenção ao coronavirus, e as possíveis consequências que a pandemia pode deixar no setor no pós- pandemia, contribuindo para ampliação das discussões sob a ótica de todos os atores envolvidos no sistema, levando em conta, o referencial teórico. Desse modo, o presente estudo possui embasamento no método da pesquisa qualitativa, de caráter descritivo e exploratório, cuja coleta de dados ocorreu através de análises bibliográficas e documentais mediante dados secundários dos anos de 2020 a 2022 sobre os impactos causados pela COVID-19 no setor de transporte público coletivo urbano por ônibus no Brasil.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentGestão Públicapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Gestão Pública e Cooperação Internacionalpt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICApt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA) - Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública e Cooperação Internacional

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