Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31413
Tipo: Dissertação
Título: Geografia das placas: do mineral às práticas sócio-histórica e infomemoriais
Autor(es): Lima, Everton Fernandes de
Primeiro Orientador: Oliveira, Bernardina Maria Juvenal Freire de
Resumo: As placas de formatura não têm sido objetos de investigação no campo da Ciência da Informação ou em outras áreas do conhecimento no Brasil. Essa afirmativa se sustenta devido aos incansáveis esforços investigativos realizados em bases de dados e registros bibliográficos. Diante da escassez de material informacional e pesquisas sobre essas placas, aliada ao interesse pessoal por esse objeto, que transcende as barreiras e aparatos decorativos, considerando seu potencial investigativo e as diversas possibilidades de análises provenientes dos estudos da Memória e Ciência da Informação, as placas tornam-se objeto desta dissertação. Assmann discorre sobre os médiums de memória, locais onde as informações são registradas e acessíveis, possibilitando a evocação de lembranças. Concordamos com a autora e compreendemos que as placas, sejam de formatura ou não, possuem um poder potencialmente investigativo, considerando os registros anteriormente gravados em seu suporte. Adicionalmente, que tais placas podem ser consideradas documentos e monumentos, visto que o primeiro não se restringe aos convencionais suportes de papel e o segundo a uma grande estrutura. Assim, com o intuito de compreender as placas enquanto médiums de memória, o Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes da Universidade Federal da Paraíba foi escolhido como objeto de investigação in loco. Para tanto, elencamos como objetivo geral analisar os aspectos sócio-histórico, cultural e infomemorial das placas de formatura, como específicos realizar o mapeamento, e a partir deste processo, identificar, compreender e caracterizar os elementos sócio-históricos e culturais, além de situar e destacar as placas enquanto médiums. Para tanto, optou-se metodologicamente pelo método e/ou paradigma indiciário atribuído a Carlo Ginzburg. Dessa forma, a análise da massa documental considerou um complexo conjunto de elementos por nós definidos, não negligenciando pontos menos observáveis das placas e verificando sua contextualização de construção, relação com outros cursos e elementos, bem como aspectos da cultura local, entre outros. Do total de 228 placas registradas, uma vez que a análise da totalidade documental era inviável, essas foram categorizadas e divididas em "elementos", compostos pelos componentes físicos que as formam. A partir desse ponto, foram escolhidas placas de cada elemento para permitir uma abordagem ampla e diversificada nas áreas e perspectivas investigativas, assim, foram analisadas 14 placas. Desta forma, foi possível responder nossa questão problema que buscava compreender como as placas de formatura do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes – CCHLA, enquanto médiums de memória refletem aspectos sócio-históricos, culturais e infomemoriais de um passado remoto e podem fundamentar investigações para o presente e futuro. Como resultados, torna-se evidente a relação que os cursos do Centro de Humanidades têm com personalidades que atuam em prol da justiça social, a manifestação de anseios por melhores condições de vida e questões amplamente relacionadas aos direitos humanos, ademais é certo que, a temática não se esgota como objeto de investigação científica, seja no âmbito da Ciência da Informação ou em outras áreas de estudo, assim espera-se que futuras pesquisas explorem ainda mais esse campo.
Abstract: Graduation plaques have not been objects of investigation in the field of Information Science or in other areas of knowledge in Brazil. This statement is supported by tireless investigative efforts conducted in databases and bibliographic records. Faced with the scarcity of informational material an d research on these plaques, coupled with a personal interest in this object that transcends decorative barriers and apparatus, considering its investigative potential and the various possibilities of analysis arising from Memory and Information Science st udies, the plaques become the subject of this dissertation. Assmann discusses memory mediums, places where information is recorded and accessible, enabling the evocation of memories. We agree with the author and understand that plaques, whether for graduat ion or not, possess a potentially investigative power, considering the previously recorded information on their support. Additionally, such plaques can be considered documents and monuments, as the former is not limited to conventional paper supports and t he latter to a large structure. Thus, with the aim of understanding the plaques as mediums of memory, the Center for Human Sciences, Letters, and Arts at the Federal University of Paraíba was chosen as the object of on site investigation. For this purpose, our general objective was to analyze the socio historical, cultural, and info memorial aspects of graduation plaques. The specific objectives included mapping and, from this process, identifying, understanding, and characterizing the socio historical and cultural elements, as well as situating and highlighting the plaques as mediums. Methodologically, the method and/or indicative paradigm attributed to Carlo Ginzburg were chosen. Thus, the analysis of the documentary mass considered a complex set of elemen ts defined by us, not neglecting less observable points of the plaques and verifying their construction context, relationship with other courses and elements, as well as aspects of local culture, among others. Out of the total of 228 registered plaques, as the analysis of the entire documentary mass was unfeasible, these were categorized and divided into "elements," composed of the physical components that form them. From this point, plaques from each element were chosen to allow a broad and diversified app roach in areas and investigative perspectives, thus, 14 plaques were analyzed. In this way, it was possible to answer our research question, which sought to understand how the graduation plaques of the Center for Human Sciences, Letters, and Arts CCHLA, as mediums of memory, reflect socio historical, cultural, and info memorial aspects of a distant past and can support investigations for the present and future. As a result, the relationship that the courses of the Center for Humanities have with personali ties working for social justice becomes evident, as well as the expression of aspirations for better living conditions and issues closely related to human rights. Furthermore, it is certain that the theme is not exhausted as an object of scientific investi gation, whether in the field of Information Science or in other areas of study. Therefore, it is expected that future research will further explore this field.
Palavras-chave: Memória
Placas de formatura
Médiums de memória
Centro de Ciências Humanas Letras e Artes
Memory
Graduation plaques
Memory mediums
Center for Human Sciences, Letters, and Arts.
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Ciência da Informação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31413
Data do documento: 4-Mar-2024
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA) - Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EvertonFernandesDeLima_Dissert.pdf6 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons