Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31415
Tipo: Dissertação
Título: Educação popular : uma leitura a partir dos direitos humanos das mulheres
Autor(es): Silva, Maria Rozângela da
Primeiro Orientador: Moreira, Orlandil de Lima
Resumo: Este trabalho discorre sobre a trajetória das mulheres organizadas em grupos de bairros populares, tendo como objeto a luta por direitos numa perspectiva da afirmação dos direitos humanos para a mulheres no seu cotidiano. Tem como objetivo geral compreender como a ação educativa popular da Associação SEDUP junto às mulheres, na sua interface com a Educação em Direitos Humanos, influencia na autonomia e ampliação de uma cultura de direitos humanos para mulheres. Como objetivos específicos buscou-se mapear as ações educativas desenvolvidas junto a mulheres nas comunidades populares de Guarabira; averiguar em que medida as ações formativas/informativas desenvolvidas junto aos grupos fortalece a sua participação social; e observar se as temáticas dos direitos humanos presentes nas ações educativas contribuem na ampliação de uma cultura de direitos para as mulheres. O estudo foi realizado junto às mulheres dos bairros populares do Mutirão, Nordeste e Conjunto Nossa Senhora Aparecida da cidade Guarabira na Paraíba no período de 2018 a 2022. Orienta-se pela perspectiva do materialismo histórico e dialético como método de investigação e de análise da realidade social, conforme sugere Saffioti (1992), quando investiga as trilhas do método dialético e as particularidades da opressão e exploração das mulheres, nos advertindo a respeito do patriarcado, do capitalismo e do racismo. É uma pesquisa de caráter qualitativo, realizada com vinte mulheres pertencentes às Coletivas de mulheres. Sustenta-se teórica e metodologicamente no campo dos estudos e pesquisas dos movimentos sociais feministas, refletindo com o pensamento dos movimentos de mulheres e feministas e da luta histórica das mulheres por direitos no Brasil em interface com a educação popular e a educação em direitos humanos, dialogando com as discussões de Teles (1999), Ávila (2005; 2009; 2016), Zenaide, Dias e Ferreira (2016), Freire (1980; 2006; 2011) e Moreira (2021). A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas, grupo focal, observação dos processos formativos e análise de documentos provenientes dos relatórios dos encontros e das práticas de educação popular da Associação Serviço de Educação Popular (SEDUP). Como resultado da pesquisa concluo que o trabalho educativo junto aos grupos gera impactos na vida das mulheres no que se refere à sua consciência crítica de mundo, reverberando em sua participação em espaços públicos por garantia e ampliação de direitos, tendo como referência as pautas de luta das mulheres, considerando a realidade de suas comunidades. Conclui-se, portanto, por meio desse trabalho dissertativo que as ações educativas realizadas pela Associação SEDUP nesses anos em estudo têm despertado uma cultura participativa junto às mulheres, provocando para o seu protagonismo na garantia de direitos humanos que refletem no seu cotidiano e na sua cidadania.
Abstract: This research discusses the trajectory of women organized in popular neighborhood groups, having as its object the fight for rights in a perspective of the affirmation of human rights for women in their daily lives. Its general objective is to understand how the popular educational action of the SEDUP Association with women, in its interface with the Education in Human Rights, influences the autonomy and expansion of a culture of human rights for women. The specific objectives were to map the educational activities developed with women in the lowincome communities of Guarabira; to verify to what extent the informative/formative activities developed with the groups strengthen their social participation; and to observe if the human rights themes present in the educational activities contribute to the expansion of a culture of rights for women. The study was carried out with women from the working-class neighborhoods of Mutirão, Nordeste and Conjunto Nossa Senhora Aparecida of the city of Guarabira in Paraíba in the period from 2018 to 2022. It is guided by the perspective of historical and dialectical materialism as a method of investigation and analysis of social reality, as suggested by Saffioti (1992), when investigating the trails of the dialectical method and the particularities of oppression and exploitation of women, warning us about patriarchy, capitalism, and racism. This is a qualitative research, carried out with twenty women belonging to the Women's Collectives. It is supported theoretically and methodologically in the field of studies and researches of feminist social movements, reflecting with the thought of women's and feminist movements and the historical struggle of women for rights in Brazil in interface with popular education and education in human rights, dialoguing with the discussions of Teles (1999), Ávila (2005; 2009; 2016), Zenaide, Dias and Ferreira (2016), Freire (1980; 2006; 2011) and Moreira (2021). Data collection was carried out through semi-structured interviews, focus group, observation of the formative processes and analysis of documents from the reports of the meetings and popular education practices of the Associação Serviço de Educação Popular (SEDUP). As a result of the research, I conclude that the educational work with the groups generates impacts in the lives of women regarding their critical awareness of the world, reverberating in their participation in public spaces for the guarantee and expansion of rights, having as reference the agendas of women's struggles, considering the reality of their communities. We conclude, therefore, through this dissertation that the educational actions carried out by the SEDUP Association in these years under study have awakened a participative culture among women, provoking their protagonism in the guaranteeing of human rights that reflect in their daily lives and in their citizenship.
Palavras-chave: Direitos humanos - Mulheres
Educação popular
Educação - Direitos humanos
Teorias feministas
Políticas públicas - Mulheres
Human rights education
Popular education
Women's human rights
Feminist theories
Public policies for women
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Cidadania e Direitos Humanos
Programa: Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos, Cidadania e Políticas Públicas
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31415
Data do documento: 29-Mai-2023
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MariaRozângelaDaSilva_Dissert.pdf1,63 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons