Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31416
Tipo: Dissertação
Título: Práticas de jogos no processo de alfabetização e letramento : evidências empíricas
Autor(es): Silva, Isa Franciele Mendes da
Primeiro Orientador: Faria, Evangelina Maria Brito de
Resumo: Leituras pretéritas sobre os jogos no contexto escolar têm revelado a grande importância desse recurso didático no desenvolvimento cognitivo da criança. Neste sentido, KISHIMOTO (2011) explica que o jogo tem a função lúdica, que diz respeito ao prazer que propicia, e a educativa, que corresponde ao ensino. Para poder envolver ambas as funções, a motivação interna que é aquela que parte da criança e a motivação externa que se refere aos estímulos do professor, ambas devem estar presentes no brincar. Nesta dissertação, a temática surgiu em decorrência da realidade de minha turma do 3º ano do Ensino Fundamental, que apresentava diferentes níveis de aprendizagem, sendo assim, resolvi trabalhar com jogos para ver se poderia minimizar a diferença de aprendizagem entre os próprios alunos da turma. Desse modo, essa pesquisa possui como objetivo geral: Analisar a eficácia de jogos didáticos em sala de aula para o processo da alfabetização das crianças de uma turma do 3º ano do Ensino Fundamental. A base teórica fundamenta-se em Kishimoto (2011), Soares (2020), Adams (2006), Cagliari (1999) para quem os jogos de linguagem possuem papel efetivo no desenvolvimento das crianças; bem como em Documentos de Programas de Formação PNAIC – Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Metodologicamente, foram aplicados 08 (oito) jogos, em uma turma de 3º ano do Ensino Fundamental, de uma Escola Municipal situada na cidade de Pirpirituba -PB, com 13 alunos, com diferentes níveis de alfabetização, no período de 12/08/2022 a 02/12/2022. Os resultados mostram um avanço considerável no desenvolvimento das habilidades linguísticas para a alfabetização através do uso dos jogos.
Abstract: Past readings about games in the school context have revealed the great importance of this didactic resource in the child's cognitive development. In this sense, KISHIMOTO (2011) explains that the game has a ludic function, which concerns the pleasure it provides, and an educational function, which corresponds to teaching. In order to be able to involve both functions, the internal motivation that comes from the child and the external motivation that refers to the teacher's stimuli, both must be present in the play. In this dissertation, the theme arose as a result of the reality of my class in the 3rd year of Elementary School, which had different levels of learning, so I decided to work with games to see if I could minimize the difference in learning among the students in the class. Thus, this research has the general objective: To analyze the effectiveness of didactic games in the classroom for the literacy process of children in a 3rd grade class. The theoretical basis is based on Soares (2020), Adams (2006), for whom language games play an effective role in children's development, and Cagliari (1999); as well as in Training Program Documents (PNAIC). Methodologically, 08 (eight) games were applied, in a class of the 3rd year of Elementary School, of a Municipal School located in the city of Pirpirituba -PB, with 13 students, with different levels of literacy, in the period of 08/12/2022 on 12/02/2022. The results show considerable progress in the development of language skills for literacy through the use of games.
Palavras-chave: Alfabetização
Desenvolvimento linguístico
Jogos educativos
Literacy
Games
Language development
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::TEORIA E ANALISE LINGUISTICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Linguística
Programa: Mestrado Profissional em Linguística
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31416
Data do documento: 7-Ago-2023
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Mestrado Profissional em Linguística

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
IsaFrancieleMendesDaSilva_Dissert.pdf5,29 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons