Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31420
Tipo: Dissertação
Título: Teatro de objetos : uma experiência com alunos e alunas da educação de jovens e adultos (EJA)
Autor(es): Bichara, Severina Charlita
Primeiro Orientador: Schulze, Guilherme Barbosa
Resumo: As práticas teatrais na escola contribuem para a valorização das individualidades, o fortalecimento da autoestima do alunado, além de desenvolver a criatividade e diferentes formas de se expressar e se comunicar no contexto social. Desse modo, as atividades teatrais no ensino básico são fundamentais para que os estudantes passem por experiências diversas, em suas diferentes nuances. Uma dessas nuances é a experiência com a linguagem artística do Teatro de Objetos, cujo referencial artístico trabalha com ressignificações, releituras e muita criatividade. A fim de tratar desse referencial artístico-pedagógico, tem-se como objetivo investigar as possíveis contribuições do teatro de objetos para a formação dos educandos e educandas da EJA, da Escola de Ensino Fundamental Odilon Ribeiro Coutinho- localizada em Tibiri - Santa Rita-PB. A metodologia adotada é a da pesquisa qualitativa, de cunho interventivo, caracterizada como pesquisa-ação, com respaldo na Abordagem Triangular Proposta por Ana Mae Barbosa (2004). A Abordagem Triangular constitui-se por práticas que estejam relacionadas à contextualização, à apreciação e ao fazer artístico. Como procedimentos metodológicos investigativos foram realizadas oficinas com jogos e exercícios teatrais, ressignificação de objetos em sala de aula, rodas de diálogos, elaboração de vídeos e registros em fotos, realização de espetáculo-jogo, num processo dialógico e de avaliação constante. A finalidade em se trabalhar com o Teatro de Objetos com a turma da EJA é explorar questões do cotidiano por meio de histórias criadas, a partir dos significados dados aos objetos, considerando sua natureza, textura, função e forma; a interação e a criatividade no processo de ressignificação de objetos, através da produção do diálogo, fazendo-se também uso da improvisação, através da linguagem teatral, sobre diferentes temáticas. Ao final do estudo, concluiu-se que as atividades propostas contribuíram para que os(as) educandos(as) tivessem a oportunidade de vivenciar a linguagem cênica, desenvolvendo habilidades como criatividade, expressão corporal, expressão oral, improvisação, interatividade, exposição das atividades realizadas, além de propiciar momentos de descontração, combatendo a timidez, melhorando também a autoestima. Espera-se que esse tipo de trabalho possa viabilizar, em outras ocasiões, novas experiências que deem continuidade e ampliem este projeto de intervenção.
Abstract: Theatrical practices at school contribute to valuing individualities, strengthening students' self-esteem, in addition to developing creativity and different ways of expressing themselves and communicating in the social context. Therefore, theatrical activities in basic education are fundamental for students to go through diverse experiences, in their different nuances. One of these nuances is the experience with the artistic language of Theaterof Objects, whose artistic reference works with resignifications, reinterpretations, and a lot of creativity. To deal with this artistic-pedagogical reference, the objective is to investigate the possible contributions of object theater to the training of EJA students from the Odilon Ribeiro Coutinho Elementary School - located in Tibiri - Santa Rita-PB. The methodology adopted is qualitative research, of an interventional nature, characterized as action research, supported by the Triangular Approach Proposed by Ana Mae Barbosa (2004). The Triangular Approach consists of practices that are related to contextualization, appreciation, and art making. As investigative methodological procedures, workshops were carried out with games and theatrical exercises, reframing objects in the classroom, dialogue circles, creation of videos and photo recordings, performance of game shows, in a dialogical process and constant evaluation. The purpose of working with Object Theater with the EJA class is to explore everyday issues through stories created, based on the meanings given to objects, considering their nature, texture, function, and form; interaction and creativity in the process of reframing objects, through the production of dialogue, also making use of improvisation, through theatrical language, on different themes. At the end of the study, it was concluded that the proposed activities contributed to the students having the opportunity to experience scenic language, developing skills such as creativity, body expression, oral expression, improvisation, interactivity, exposure of activities carried out, in addition to providing moments of relaxation, combating shyness, and improving self-esteem. It is hoped that this type of work will enable, on other occasions, new experiences that continue and expand this intervention project.
Palavras-chave: Educação de jovens e adultos
Teatro de objetos
Prática docente
Object theater
Youth and adult education
Teaching practice
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Artes Cênicas
Programa: Mestrado Profissional em Artes em Rede Nacional (PROFARTES)
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31420
Data do documento: 1-Dez-2023
Aparece nas coleções:Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) - Mestrado Profissional em Artes em Rede Nacional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SeverinaCharlitaBichara_Dissert.pdf6,18 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons