Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3143
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMaciel, Maria Ellem Souza-
dc.date.accessioned2017-12-11T13:21:35Z-
dc.date.available2013-04-12-
dc.date.available2017-12-11T13:21:35Z-
dc.date.issued2013-04-12-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3143-
dc.description.abstractIn this study, we aim to investigate the presence of the double in The picture of Dorian Gray, novel from de Irish writer Oscar Wilde, based on theories about the fantastic, highlighted their presence in the referred work from the concept of double as defined by Sigmund Freud in his article entitled The "uncanny". In order to provide definitions for the fantastic as a literary manifestation characterized by the estrangement caused in the character and the reader, we performed a bibliographic survey, in which we highlight mainly the studies of Alvarez (2012), Cortázar (2008), Krieger (2012), Pinto (2012) and Todorov (2008). In relation to the theme of the double, we take the concept of “uncanny” as a basis of study, in the way proposed by Freud (1996), until getting its definition and adequacy within the literature, with the assistance of other texts of equal importance to the development of the present study. We have verified, therefore, the presence of the theme of the double in The picture of Dorian Gray, a novel that is an important source of analysis for scholars of fantastic literature.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Letras presencial Coordenação (letras.presencial@cchla.ufpb.br) on 2017-12-11T13:21:35Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) MESM12042013.pdf: 562181 bytes, checksum: b71da6a7b82b47b4acb17c11b77061fd (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-12-11T13:21:35Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) MESM12042013.pdf: 562181 bytes, checksum: b71da6a7b82b47b4acb17c11b77061fd (MD5) Previous issue date: 2013-04-12en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso restritopt_BR
dc.subjectLiteratura inglesapt_BR
dc.subjectLiteratura fantásticapt_BR
dc.subjectRomance – Dorian Graypt_BR
dc.titleDorian Gray e seu duplo: considerações sobre o fantástico na obra de Oscar Wildept_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Tavares, Ana Adelaide Peixoto-
dc.description.resumoNeste estudo, objetivamos a investigação da presença do duplo na obra O retrato de Dorian Gray, do escritor irlandês Oscar Wilde, à luz das teorias do fantástico, destacada a sua presença na referida obra a partir do conceito de duplo, conforme definido por Sigmund Freud em seu artigo intitulado O “estranho”. No intuito de oferecer definições para o fantástico enquanto manifestação literária caracterizada pelo estranhamento provocado na personagem e no leitor, realizamos uma pesquisa de cunho bibliográfico, na qual pudemos destacar principalmente os estudos de Alvarez (2012), Cortázar (2008), Krieger (2012), Pinto (2012) e Todorov (2008). Em relação ao tema do duplo, tomamos como base de estudo o conceito de “estranho”, conforme proposto por Freud (1996), até chegar à sua definição e adequação dentro da literatura, com o auxílio de outros textos de igual importância para o desenvolvimento do presente trabalho. Verificamos, desta forma, a presença do tema do duplo em O retrato de Dorian Gray, romance que se constitui como importante fonte de análise para os estudiosos da literatura fantástica.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentLetras Estrangeiras Modernaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNASpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Inglês (Curso presencial)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MESM12042013.pdf549 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons