Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3148
metadata.dc.type: TCC
Title: Análise de propostas de produções textuais em livros didáticos do oitavo ano do Ensino Fundamental
metadata.dc.creator: Carvalho, Daniele Coutinho de
metadata.dc.contributor.advisor1: Lucena, Josete Marinho de
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho monográfico visa analisar as propostas de produção textual nos livros didáticos adotados para o Ensino fundamental II, na Escola Estadual de Ensino Fundamental Professor Antonio Garcez. Percebendo que boa parte dos docentes são reféns do livro didático, em suas práticas educativas, surgiu a ideia de analisar distintas propostas de produções textuais elaboradas por autores de livros didáticos voltados para o 8° ano do ensino fundamental. Foram feitas análises em apenas uma unidade de cada livro didático, para, então, constatarmos se as propostas de produções textuais seguiam os requisitos orientados pela teoria Sociointeracionista, e suas etapas de escrita defendidas por Antunes (2003). Acerca do que foi analisado e pesquisado, foi possível constatar que as atividades pedidas aos estudantes, mostram-se incompletas de acordo com a teoria Sociointeracionista, assim, levando-nos às considerações finais que as propostas de produções textuais não seguem o que propõe a teoria citada e suas etapas para produção textual: planejamento, escrita e reescrita.
Abstract: This monograph seeks to examine the proposal of writing the adopted textbooks for the Elementary II, in the State School of Basic Education Professor Antonio Garcez. Realizing that most of the teachers are hostages of the textbook in their educative practices, the idea of analyzing different proposals for textual productions made by authors of textbooks in relation to 8th grade level. Research was made on only one of each textbook, and the we certified if the textual productions which we proposed, they followed the requirements through Socialinteractionist theory, and their stages of writing supported by Antune (2003). In relation to analyzes and research, we could establish that the students activities were incomplete, according to Socialinteractionist theory, thus leading us to the final consideration that the proposed textual productions do not follow what the mentioned theory proposes and their steps to textual production: planning, writing and rewriting.
Keywords: Livro didático
Produção textual
Sociointeracionismo
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Letras Clássicas e Vernáculas
metadata.dc.rights: Acesso restrito
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3148
Issue Date: 16-Apr-2013
Appears in Collections:TCC - Letras - Português (Curso presencial)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DCC16042013.pdf2,3 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons