Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31484
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorRamos, Manuel Machado Goncalves-
dc.date.accessioned2024-08-19T17:15:15Z-
dc.date.available2024-01-31-
dc.date.available2024-08-19T17:15:15Z-
dc.date.issued2023-12-14-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31484-
dc.description.abstractThe present work investigates the potential of the song as an effective didactic resource in the teaching of History, with the Protestant Reformation as its thematic focus, focusing on the performance and influence of women reformers and apologists Argula von Grumbach and Marie Dentière. The structuring concepts of the theoretical framework were articulated based on the references of MacGrath (2007, 2012, 2014), Lindberg (2017), Delumeau (1989), Salviano (2021), Napolitano (2002), Bitterncourt (2011), Brum (2020) , Morais (2017), among others. As for the final product, a set of four workshops were developed and implemented aimed at the 7th year classes of the Escola Municipal do Ensino Fundamental Professor Lynaldo Cavalcanti in Albuquerque. The overall purpose of these workshops was to reflect on and evaluate the effectiveness of song analysis as a pedagogical tool in the context of history teaching. Furthermore, we aim to guide and analyze parodies created by the students themselves. The central theme addressed in the offices, as well as in the production of parodies, was the Protestant Reformation, with an emphasis on the notable figure of the reformer Argula von Grumbach.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Jackson R. L. A. Nunes (jackson@biblioteca.ufpb.br) on 2024-08-19T17:15:15Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) ManuelMachadoGoncalvesRamos_Dissert.pdf: 1871550 bytes, checksum: 4296fcb96c1ff0891cac3ae015860aff (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-08-19T17:15:15Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) ManuelMachadoGoncalvesRamos_Dissert.pdf: 1871550 bytes, checksum: 4296fcb96c1ff0891cac3ae015860aff (MD5) Previous issue date: 2023-12-14en
dc.description.sponsorshipPró-Reitoria de Pós-graduação da UFPB (PRPG/UFPB)pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnsino de históriapt_BR
dc.subjectReforma Protestantept_BR
dc.subjectCanção - Recurso didáticopt_BR
dc.subjectMulheres reformadoraspt_BR
dc.subjectArgula von Grumbach, 1492-1568pt_BR
dc.subjectHistory Teachingpt_BR
dc.subjectSongpt_BR
dc.subjectParodiespt_BR
dc.subjectWomenpt_BR
dc.subjectProtestant Reformationpt_BR
dc.titleCantando a Reforma Protestante : o protagonismo das mulheres no início do movimentopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Maia, Paulo Roberto de Azevedo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6390795268357356pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9444485680156439pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho investiga o potencial da canção enquanto um recurso didático eficaz no ensino de História, tendo como recorte temático a Reforma Protestante, com foco na atuação e influência das mulheres reformadoras e apologetas Argula von Grumbach e Marie Dentière. Os conceitos estruturantes do quadro teórico foram articulados sobre os referenciais de MacGrath (2007, 2012, 2014), Lindberg (2017), Delumeau (1989), Salviano (2021), Napolitano (2002), Bitterncourt (2011), Brum (2020), Morais (2017), dentre outros. Quanto ao produto final, elaborou-se e foi aplicado um conjunto de quatro oficinas direcionas as turmas do 7º ano da Escola Municipal do Ensino Fundamental Professor Lynaldo Cavalcanti de Albuquerque. O propósito global dessas oficinas consistiu na reflexão e avaliação da eficácia da análise de canções enquanto ferramenta pedagógica no âmbito do ensino da história. Além disso, visou orientar e analisar paródias criadas pelos próprios estudantes. O tema central abordado nas oficinas, bem como na produção das paródias, foi a Reforma Protestante, com ênfase na figura notável da reformadora Argula von Grumbach.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentHistóriapt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Ensino de História (PROFHISTÓRIA)pt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Mestrado Profissional em Ensino de História (ProfHistória)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ManuelMachadoGoncalvesRamos_Dissert.pdf1,83 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons