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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31486
Tipo: | Dissertação |
Título: | "Não deixe para amanhã o que você pode fazer hoje": um estudo sobre pré-crastinação em estudantes universitários |
Autor(es): | Pereira, Andrêsa Fernanda Gomes |
Primeiro Orientador: | Gouveia, Valdiney Veloso |
Resumo: | A presente dissertação objetivou conhecer em que medida os traços de personalidade, a ansiedade e os valores humanos explicam o fenômeno da pré-crastinação. Para isso, foram desenvolvidos três estudos, sendo aqui estruturados em três artigos. O Artigo 1, de natureza teórica, objetivou reunir conceitos, definições e principais características bem como as convergências e divergências com a procrastinação. No artigo 2, propôs-se a elaboração da Escala de Pré-crastinação (EP), reunindo evidências de sua validade e adequação psicométrica. À vista disso, foram realizados dois estudos, com amostras de estudantes do ensino superior, no Estudo 1, participaram 200 estudantes (Midade = 23,80; DP = 7,9) que responderam a versão inicial da EP, composta por 25 itens e questões sociodemográficas. Uma análise fatorial exploratória e uma estrutura tridimensional constituída de 18 itens que apresentaram consistência interna satisfatória (ω = 0,85). No estudo 2, buscou-se confirmar a estrutura encontrada no estudo anterior, desse modo, participaram 200 estudantes (Midade = 24,42; DP = 7,67) que responderam a versão da EP com 18 itens. Por meio de uma análise fatorial confirmatória, foi possível comprovar a estrutura tridimensional: Antecipação da tarefa (ω = 0,89) Gestão de tarefas (ω = 0,75) e Sentimentos frente à tarefa (ω = 0,66); [χ² = 232,658; p< 0,001; χ²/gl = 1,76; CFI = 0,92; RMSEA = 0,06 e TLI = 0,91, apresentando evidências de fatorabilidade e adequação da EP. Dando seguimento, no Artigo 3 que objetivou explicar a précrastinação a partir dos traços de personalidade, a ansiedade e os valores humanos, de forma específica, buscaram-se (1) conhecer a relação entre pré-crastinação, traços de personalidade, ansiedade e valores humanos e (2) entender o papel dos traços de personalidade, ansiedade e valores humanos na explicação do fenômeno da pré-crastinação. Para tanto, contou-se com 400 estudantes do ensino superior (Midade = 23,18; DP = 5,1), os participantes responderam a questões sociodemográficas e aos seguintes instrumentos: Escala de Pré-crastinação (EP), Dark Triad Dirty Dozen (DTDD), Light Triad Scale (LTS), a Escala Cognitiva de Ansiedade e o Questionário dos Valores Básicos (QVB). Os resultados obtidos evidenciaram que a précrastinação se correlacionou com os traços de personalidade sombria e luminosa, a ansiedade e os valores de existência, realização, normativo, suprapessoal e interativo, sendo possível comprovar as hipóteses delineadas. Face ao exposto, estima-se que os objetivos propostos foram alcançados, com a construção de uma medida que reuniu evidências psicométricas de validade fatorial e consistência interna, além de contribuir com a disseminação e o entendimento frente uma tendência comportamental tão relevante, partindo não só de suas origens, mas também dá relação com outros construtos. |
Abstract: | This dissertation aimed to know to what extent personality traits, anxiety and human values explain the phenomenon of pre-crastination. For this, three studies were developed, being structured here in three articles. Article 1, of a theoretical nature, aimed to bring together concepts, definitions and main characteristics, as well as the convergences and divergences with procrastination. In article 2, the elaboration of the Pre-crastination Scale (PE) was proposed, gathering evidence of its validity and psychometric adequacy. In view of this, two studies were carried out, with samples of higher education students, in Study 1, 200 students with a mean age of (Mage = 23,80; SD = 7,9) participated who answered the initial version of the EP, consisting of 25 items and sociodemographic questions. An exploratory factor analysis a threedimensional structure consisting of 18 items that showed satisfactory internal consistency (ω = 0.85). In study 2, we sought to confirm the structure found in the previous study, thus, 200 students with the average age (Mage = 24,42; SD = 7,67) participated, who answered the EP version with 18 items. Through a confirmatory factor analysis, it was possible to prove the three-dimensional structure: Task anticipation (ω = 0.89) Task management (ω = 0.75) and Feelings towards the task (ω = 0.66) [χ² = 232.658; p< 0.001; χ²/gl = 1.76; CFI = 0.92; RMSEA = 0.06 and TLI = 0.91, showing evidence of PE factorability and adequacy. Continuing on, in Article 3, which aimed to explain pre-crastination based on personality traits, anxiety and human values, in a specific way, we sought (1) to know the relationship between precrastination, personality traits, anxiety and values and (2) understand the role of personality traits, anxiety and human values, in explaining the phenomenon of pre-crastination. For this purpose, 400 higher education students with an average age of (Mage = 23,18; SD= 5,1) were interviewed. The participants answered sociodemographic questions and the following instruments: Pre-crastination Scale (EP), Dark Triad Dirty Dozen (DTDD), Questionnaire of Basic Values (QVB) and Cognitive Anxiety Scale. The results showed that pre-crastination was correlated with dark and bright personality traits, anxiety and values of existence, achievement, normative, suprapersonal and interactive, making it possible to confirm the hypotheses outlined. In view of the above, it is estimated that the proposed objectives were achieved, with the construction of a measure that gathered psychometric evidence of factor validity and consistency, in addition to contributing to the dissemination and understanding of such a relevant behavioral trend, starting not only from its origins, but also relates to other constructs. Resumen. Esta disertación tuvo como objetivo conocer en qué medida los rasgos de personalidad, la ansiedad y los valores humanos explican el fenómeno de la pre-crastinación. Para ello, se desarrollaron tres estudios, estructurados aquí en tres artículos. El artículo 1, de carácter teórico, tuvo como objetivo reunir conceptos, definiciones y principales características, así como las convergencias y divergencias con la procrastinación. En el artículo 2, se propuso la elaboración de la Escala de Pre-crastinación (PE), reuniendo evidencias de su validez y adecuación psicométrica. Ante esto, se realizaron dos estudios, con muestras de estudiantes de educación superior, en el Estudio 1 participaron 200 estudiantes con una edad media (Medad = 23,80; DE= 7,9) que respondieron la versión inicial del PE, que consta de 25 ítems y preguntas sociodemográficas. Se realizó un análisis factorial exploratorio de una estructura tridimensional compuesta por 18 ítems que mostró una consistencia interna satisfactoria (ω = 0,85). En el estudio 2, buscamos confirmar la estructura encontrada en el estudio anterior, así, participaron 200 estudiantes con la edad media (Medad = 24,42; DE= 7,67), que respondieron la versión EP con 18 ítems. A través de un análisis factorial confirmatorio fue posible comprobar la estructura tridimensional: Anticipación de la tarea (ω = 0,89) Gestión de la tarea (ω = 0,75) y Sentimientos hacia la tarea (ω = 0,66) [χ² = 232,658 ; p< 0,001; χ²/gl = 1,76; CFI = 0,92; RMSEA = 0,06 y TLI = 0,91, mostrando evidencia de factibilidad y adecuación de PE. Continuando, en el artículo 3, que tuvo como objetivo explicar la pre-crastinación a partir de los rasgos de personalidad, la ansiedad y los valores humanos, de manera específica se buscó (1) conocer la relación entre la pre-crastinación, los rasgos de personalidad, los valores y ansiedad y (2) comprender el papel de los rasgos de personalidad, la ansiedad y los valores humanos en la explicación del fenómeno de la pre-crastinación. Para ello se entrevistó a 400 estudiantes de educación superior con una edad promedio de (Medad = 23,18; DE = 5,1), los participantes respondieron preguntas sociodemográficas y los siguientes instrumentos: Escala de Pre-crastinación (EP), Tríada Oscura Docena Sucia (DTDD), la Escala de Ansiedad Cognitiva y los Cuestionario de Valores Básicos (QVB). Los resultados mostraron que la pre-crastinación se correlacionó con los rasgos de personalidad oscuros y brillantes, la ansiedad y los valores de existencia, logro, normativo, suprapersonal e interactivo, lo que permitió confirmar las hipótesis planteadas. En vista de lo anterior, se estima que se lograron los objetivos propuestos, con la construcción de una medida que recogió evidencias psicométricas de validez y consistencia factorial, además de contribuir a la difusión y comprensión de tan relevante tendencia conductual, a partir de no sólo desde sus orígenes, sino que también se relaciona con otras construcciones. |
Palavras-chave: | Psicologia - Comportamento Pré-crastinação Traços de personalidade Ansiedade Valores humanos Pre-crastination Personality traits Anxiety Humans’ values Pre-crastinación Rasgos de personalidad Ansiedad |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Psicologia Social |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social |
Tipo de Acesso: | Acesso embargado Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31486 |
Data do documento: | 30-Mar-2023 |
Aparece nas coleções: | Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social |
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