Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3150
metadata.dc.type: TCC
Title: Leitura e livro didático: o que dizem os professores
metadata.dc.creator: Silva, Elizabeth Cristini da
metadata.dc.contributor.advisor1: Sousa, Maria Ester Vieira de
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho envolve a leitura entendida como um fenômeno de interação social. Para tanto, apresentaremos algumas reflexões acerca da influência que o Livro didático de Língua Portuguesa exerce sobre a formação leitora do aluno, a partir de observações em sala de aula e da aplicação de um questionário com cinco professores de língua portuguesa do Ensino Médio. Como objetivos específicos, pretendemos analisar a concepção de leitura adotada pelo professor; estabelecer uma articulação entre o discurso do professor acerca do trabalho de leitura no LD, articulando com sua concepção de leitura e com o que vem sendo proposto pelos documentos oficiais. Como suporte teórico, utizamos autores como Lajolo (2008), Zilberman& Lajolo 1996), Sousa (2008, 2010), Kleiman (1989), Orientações Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (OCNEM, 2006) e as orientações dos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio (PCN’s) Língua Portuguesa – e do PCN+ (2002). Assim, podemos dizer que há pontos a serem refletidos e redirecionado para a sala de aula para alcançar resultados concretos na formação de alunos leitores, transformando as práticas de leitura em algo mais significativo e eles realmente contribuem para a formação do aluno-leitor.
Abstract: This work is about the reading, understood as a phenomenon of social interaction. Therefore, we will present some reflections about the influence that the Portuguese Language Textbooks exerts on the formation of the student reader, from classroom observations and a questionnaire with five Portuguese language teachers from high school. As theoretical support, we will have authors like Lajolo (2008); Zilberman & Lajolo 1996); Sousa (2008, 2010), Kleiman (1989), National Curriculum Guidelines for High School (OCNEM, 2006) and with the guidelines of the National Curriculum Parameters of High School (PCN's) Portuguese Language - and PCN’s+ (2002). In this work we analyze the concept of reading adopted by the teacher; we will establish a link between the teacher's speech about the work of reading in the LD, articulating his conception of reading and what is being proposed by official documents. So we can say that there are points to be reflected and redirected to the classroom to achieve concrete results in the formation of student readers, transforming the practices of reading into something more meaningful and they actually contribute to the formation of the student-reader.
Keywords: Leitura
Livro didático
Discurso do professor
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Letras Clássicas e Vernáculas
metadata.dc.rights: Acesso restrito
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3150
Issue Date: 16-Apr-2013
Appears in Collections:TCC - Letras - Português (Curso presencial)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ECS16042013.pdf318,44 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons