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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31512
Tipo: | Tese |
Título: | A prática de orientação do TCC em fórum virtual: um olhar sobre o agir docente do professor orientador no curso de licenciatura em Letras/EAD do IFPB |
Autor(es): | Araújo, Denize de Oliveira |
Primeiro Orientador: | Pereira, Regina Celi Mendes |
Resumo: | Esta pesquisa de doutorado teve como objetivo investigar o agir docente na prática de orientação acadêmica do TCC em fóruns virtuais do curso de Letras do IFPB ofertado na modalidade a distância. De forma mais específica, buscou-se desvelar as ações linguageiras do professor orientador em suas postagens formativas nos fóruns de orientação, assim como investigar as suas intervenções sobre as dimensões do TCC em seus comentários acrescentados ao texto do aluno ao longo da orientação acadêmica. Para isso, apoiamo-nos nos pressupostos teóricos do interacionismo sócio-discursivo (ISD) de Bronckart (2003[1999], 2006, 2008) e nos pressupostos teóricos do interacionismo social (Vygotsky, 2005; 2006). Justifica-se a escolha desse aporte teórico uma vez que, para o ISD o agir é concebido como qualquer forma de intervenção orientada no mundo e, conforme os pressupostos vygotskianos, a consciência se desenvolve na medida em que interagimos e absorvermos os valores mobilizados por uma sociedade. Ademais, analisar o agir do professor representado nos textos em situação de trabalho, além das categorias propostas pelo ISD, levou-nos aos tipos de agir propostos por Lousada, Abreu-Tardelli e Mazzillo (2007) e Abreu (2006), assim como aos papéis do professor em suas intervenções sobre o texto do aluno (Assis, 2019; 2016), sem perder de vista os aspectos linguístico-discursivos que caracterizam a interação formativa na orientação acadêmica em fórum virtual. Os dados da pesquisa, desenvolvida sob o escopo qualitativo- interpretativista da Linguística Aplicada, compreendem as postagens dos professores em quatro fóruns de orientação, sendo dois na subárea de linguística e dois na subárea de literatura, no que concerne aos aspectos de conteúdo do TCC, assim como seus comentários sobre esses aspectos no texto do aluno. Para análise dos dados, utilizou-se, como categorias, os tipos de agir, as vozes e modalizações, bem como a estrutura composicional do gênero textual TCC (Motta-Roth; Hendges, 2014; Marconi; Lakatos, 2003). Os resultados desse estudo apontaram que os professores orientadores mobilizam ações de linguagem específicas para a condução da pesquisa nos fóruns de orientação, em que os papéis de orientador e orientando ficam bem definidos nessa mediação formativa, que se revelou marcadamente hierárquica, assim como para intervir sobre o texto do aluno, porém em uma relação dialógica, respeitando-se o projeto de dizer do aluno. A partir desses resultados, constatou-se que o fórum virtual, enquanto ferramenta pedagógica nos cursos a distância, é um instrumento legítimo para o processo de orientação acadêmica do TCC. |
Abstract: | This doctoral research, which was based on Applied Linguistics foundations, that seeks, through different approaches, the understanding of language activities, aimed at investigating the teaching action in the academic guidance practice, in the Final Paper (TCC) of Literature, at the Federal Institute of Paraíba (IFPB), which is offered through distance learning, by means of virtual forum. More specifically, we focused on revealing both the advising professor language actions in his formative posts, in the advising forums, as well as in the investigation of his interventions on the dimensions of Final Paper (TCC), concerning the comments which were added to the student's text, throughout the academic advising. In order to do this, we based our research on the theoretical assumptions of sociodiscursive interactionism (Bronckart, 2003[1999], 2006, 2008) and also on the theoretical assumptions of social interactionism (Vygotsky, 2005; 2006). We justify the choice of this theoretical contribution, since, for sociodiscursive interactionism (ISD), acting is conceived as any form of oriented intervention in the world and, according to Vygotskian assumptions, consciousness develops as we interact and absorb values mobilized by society. Besides, analyzing the professor´s actions, represented in the texts in a work situation, in addition to the categories proposed by the ISD, led us to the types of actions proposed by Lousada, Abreu-tardelli and Mazzillo (2007) and Abreu (2006), as well as the professors´ roles in their interventions on the student's text (ASSIS, 2019; 2016), without losing sight of the linguistic-discursive aspects which characterize the formative interaction in academic guidance in a virtual forum. The analyzed data comprises professors' posts in four guidance forums, two in the linguistics subarea and two in the literature subarea, regarding both the content aspects of the Final Paper (TCC), as well as their comments on these aspects in the student's text. In order to analyze the data, we made use of the types of action, voices and modalizations as categories, as well as the compositional structure of the TCC textual genre (Motta- Roth; Hendges, 2014; Marconi; Lakatos, 2003).The results showed that advising professors mobilize specific language actions so as to conduct research in guidance forums, in which the roles of both advisor and advisee are well defined in this formative mediation, which revealed itself to be markedly hierarchical, as well as to intervene on the student's text, but in a dialogical relationship, respecting the student's project of saying. From these results, we found that the virtual forum is a legitimate instrument for the TCC academic guidance process, as a pedagogical tool in distance learning courses. RÉSUMÉ. Cette recherche doctorale, basée sur les fondements de la Linguistique Appliquée, cherche, à travers différentes approches, à mieux comprendre les activités langagières, avait pour objectif d'explorer l'agir enseignant lors du tutorat du mémoire de fin d’études (MFE) par les moyens des forums virtuels du cours de Lettres de l'Institut Fédéral de la Paraíba (IFPB), en enseignement à distance. Plus spécifiquement, nous avons cherché à mettre en lumière les actions langagières du professeur tuteur dans ses publications formatives publiées sur les forums de tutorat, ainsi qu'à examiner ses interventions sur les dimensions du MFE à partir de ses commentaires ajoutés au texte de l'étudiant tout au long du tutorat. Pour ce faire, nous nous sommes appuyés sur les présupposés théoriques de l'interactionnisme socio-discursif (ISD) de Bronckart (2003 [1999], 2006, 2008) et sur les présupposés théoriques de l'interactionnisme social de Vygotsky (2005 ; 2006). Nous justifions le choix de cette approche théorique car, pour l’ISD, l'action est conçue comme toute forme d'intervention orientée dans le monde, et selon les présupposés vygotskistes, la conscience se développe à mesure que nous interagissons et absorbons les valeurs mobilisées par une société. En outre, l'analyse de l'action du professeur telle qu'elle est représentée dans les textes en situation de travail, en plus des catégories proposées par l'ISD, nous a amenés aux types d'agir proposés par Lousada, Abreu-Tardelli et Mazzillo (2007) Et Abreu (2006), ainsi qu'aux rôles du professeur dans ses interventions sur le texte de l'étudiant (Assis, 2019 ; 2016), sans perdre de vue les aspects linguistico- discursifs qui caractérisent l'interaction formative au moment du tutorat sur un forum virtuel. Les données analysées comprennent les publications des enseignants dans quatre forums d'orientation : deux dans le domaine de la linguistique et deux dans le domaine de la littérature, concernant les aspects du contenu du TCC, ainsi que leurs commentaires sur ces aspects dans le texte de l'étudiant. Pour l'analyse des données, nous avons utilisé comme catégories les types d'agir, les voix et les modalisaions, ainsi que la structure compositionnelle du genre textuel TCC (Motta-Roth ; Hendges, 2014 ; Marconi ; Lakatos, 2003). Les résultats de cette étude ont montré que les enseignants tuteurs mobilisent des actions langagières spécifiques pour guider la recherche dans les forums d'orientation, où les rôles de tuteur et d'étudiant sont bien définis dans cette médiation formative qui s'est révélée – d’ailleurs - nettement hiérarchique, ainsi que pour intervenir dans le texte de l'étudiant, mais dans une relation dialogique, respectant ainsi son projet d'expression du « dire ». À partir de ces résultats, il a été constaté que le forum virtuel, en tant qu'outil pédagogique dans les cours à distance, c’est un instrument légitime pour le processus de tutorat académique du TCC. |
Palavras-chave: | Ensino superior a distância - Orientação Docente - Orientação Orientação - Trabalho de Conclusão de Curso Linguística aplicada Distance higher education - Guidance Teacher - Guidance Orientation - Course Completion Work Applied linguistics |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Linguística |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Linguística |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31512 |
Data do documento: | 19-Dez-2023 |
Aparece nas coleções: | Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Linguística |
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