Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31520| Tipo: | TCC |
| Título: | ARminoGame: Um jogo colaborativo baseado em realidade aumentada |
| Autor(es): | Gomes, Davi Campos |
| Primeiro Orientador: | Machado, Liliane dos Santos |
| Resumo: | A interatividade e a colaboração são ferramentas pedagógicas que buscam pro mover uma aprendizagem mais eficaz para os alunos, tornar o aprendizado envolvente, incentivar maior interesse na participação em dinâmicas e requerer responsabilidade na tomada de decisões. Os jogos didáticos são ferramentas interativas e o elemento colaborativo pode estar presente para aproveitar os benefícios que a interatividade e a colaboração podem proporcionar aos alunos. O presente trabalho consiste no desenvolvimento do jogo didático colaborativo chamado de ARminoGame que reúne componentes físicos e virtuais para auxiliar atividades didáticas presenciais, com a finalidade de usar os elementos interativos e colaborativos para auxiliar na fixação do conteúdo apresentado em sala de aula. O desenvolvimento foi feito dentro do motor de jogos Unity 3D em conjunto com o módulo de comunicação Fish − Net e a biblioteca de Realidade Aumentada Vuforia. O desenvolvimento do jogo foi realizado dentro dos requisitos propostos, usando o Fish − Net para permitir a comunicação entre os dispositivos celulares em uma rede local e o Vuforia para o reconhecimento de padrão. Foi elaborado um protótipo que possui um conjunto de cartas, um tabuleiro e um aplicativo para Android. Este protótipo foi testado por um grupo de 4 alunos de bioquímica para verificar se o jogo funcionava em um ambiente controlado. Após o teste foi verificado quais elementos funcionaram, os que não funcionaram e os que precisam melhorar. Foi notado que ´e necessário elaborar um questionário de funcionalidade e realizar mais testes. |
| Abstract: | Interactivity and collaboration are pedagogical tools aimed at promoting more effective student learning, making learning engaging, fostering greater interest in partici pating in activities, and requiring responsibility in decision-making. Educational games are interactive tools, and the collaborative element can be present to harness the benefits that interactivity and collaboration can provide to students. The current work involves the development of a collaborative educational game called ARminoGame, which combi nes physical and virtual components to support in-person educational activities, with the goal of using interactive and collaborative elements to reinforce the content presented in the classroom. The development was carried out within the Unity 3D game engine, in conjunction with the Fish-Net communication module and the Vuforia Augmented Rea lity library. The game’s development met the proposed requirements, using Fish-Net to enable communication between mobile devices on a local network and Vuforia for pattern recognition. A prototype was created, including a set of cards, a game board, and an Android app. This prototype was tested by a group of 4 biochemistry students to verify the game’s functionality in a controlled environment. After testing, it was determined which elements worked, which did not, and what improvements are needed. It was noted that the development of a functionality questionnaire and further testing is necessary. |
| Palavras-chave: | Jogos Didáticos Jogo de tabuleiro Realidade Aumentada Realidade virtual |
| CNPq: | CNPQ::OUTROS |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Computação Científica |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
| URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31520 |
| Data do documento: | 6-Set-2023 |
| Aparece nas coleções: | TCC - Ciência da Computação - CI |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Davi Campos Gomes_TCC.pdf | TCC | 5,45 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
