Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31528
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Souza, Jamysson Ian Lima. | - |
dc.date.accessioned | 2024-08-21T14:55:17Z | - |
dc.date.available | 2024-08-09 | - |
dc.date.available | 2024-08-21T14:55:17Z | - |
dc.date.issued | 2023-11-13 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31528 | - |
dc.description.abstract | This end-of-course work is based on a critical, poetic and political analysis of cases of body artists from the states of Paraíba and Pernambuco who, in 2018, suffered some kind of violence while performing in public spaces. To do this, the principles of documentary analysis and case studies were brought together in order to build methodological tools to interview three body artists who work in the field of performance in public spaces and have been violated during their poetic actions. Thus, guided by a contextualization of the field of performance in its transgressive dimensions, the cases of the raped artists were analyzed in an attentive and ethical manner. With this, we sought to understand the influences of the conservative system on the poetics of the body and the strategies of persecution in contemporary times. Thus, it can be seen that this project of persecution of the arts, which occupy public spaces, confronts the right to freedom and violates these people, who are affected beyond the poetics dealt with in their works. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Susiquine Silva (biblioteca@ccta.ufpb.br) on 2024-08-21T14:55:17Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) JILS09082024.pdf: 2602584 bytes, checksum: 8344e96ba9c31b9fce14e28d77ac293b (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2024-08-21T14:55:17Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) JILS09082024.pdf: 2602584 bytes, checksum: 8344e96ba9c31b9fce14e28d77ac293b (MD5) Previous issue date: 2023-11-13 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Dança - Ensino | pt_BR |
dc.subject | Dança - Espaços públicos | pt_BR |
dc.subject | Artistas do corpo - Violência - Nordeste | pt_BR |
dc.subject | Dança (Arte) - Paraíba (2018-) | pt_BR |
dc.subject | Dança (Arte) - Pernambuco (2018-) | pt_BR |
dc.title | Confabulações críticas em um chão conservador : violências contra artistas do corpo em espaços públicos da Paraíba e Pernambuco a partir de 2018. | pt_BR |
dc.title.alternative | Critical confabulations on a conservative ground: violence against body artists in public spaces in Paraíba and Pernambuco since 2018. | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Moraes, Líria de Araújo | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2021132119682628 | pt_BR |
dc.description.resumo | Esse trabalho de conclusão de curso, se estrutura a partir de uma análise crítica, poética e política acerca de casos de artistas do corpo, dos estados da Paraíba e de Pernambuco que, a partir do ano de 2018, sofreram algum tipo de violência ao performar em espaços públicos. Para isso, os princípios para análise documental, bem como, para estudos de casos foram aglutinados, a fim de construir ferramentas metodológicas para entrevistar três artistas do corpo. Essas, que atuam no campo da performance em espaços públicos e, foram violentadas, durante suas açõespoéticas. Dessa forma, guiados por uma contextualização acerca do campo da performance em suas dimensões transgressoras, os casos das artistas violentadas foram analisados de forma atenta e ética. Com isso, buscou-se compreender, as influências do sistema conservador para com as poéticas do corpo e as estratégias de perseguição na contemporaneidade. Assim, percebe-se que, esse projeto de perseguição às artes, que ocupam os espaços públicos, confronta o direito à liberdade e violenta essas pessoas, as quais são atingidas, para além das poéticas tratadas em suas obras. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Artes Cênicas | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Dança |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
JILS09082024.pdf | 2,54 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons