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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31534
Tipo: Dissertação
Título: Queerizando o cânone: uma leitura assexual de Jo March em Little Women, de Louisa May Alcott
Autor(es): Costa, Priscilla Thuany Cruz Fernandes da
Primeiro Orientador: Schneider, Liane
Resumo: O romance Little Women da escritora estadunidense Louisa May Alcott, publicado em 1868, tem sido objeto de intenso interesse acadêmico no campo dos estudos feministas e de gênero e permanece culturalmente relevante ainda hoje. Uma temática se destaca dentre as discussões sobre literatura e sua intersecção com questões de gênero e sexualidade no que diz respeito ao romance em foco: as possíveis [re]leituras queer da protagonista Jo March desenvolvidas nos campos acadêmico e literário. Partindo de uma perspectiva queer, este trabalho foca na assexualidade e em como sua representação na literatura vem ganhando dimensão tanto em textos contemporâneos quanto em clássicos revisitados. Assim, a proposta desta pesquisa consiste em desenvolver uma leitura do romance Little Women, através do emprego de um referencial teórico-crítico produzido no que atualmente se entende como o campo dos estudos assexuais. Num primeiro momento, reúno elementos biográficos sobre Louisa May Alcott bem como informações sobre o conteúdo, o contexto histórico e a recepção de seu romance. Em seguida, apresento uma breve contextualização histórica da assexualidade e alguns dos principais conceitos que sustentam o campo teórico dos estudos assexuais. Para tal, a pesquisa traz como principais referências as contribuições de Ela Przybylo, Elisabete Regina Baptista de Oliveira, KJ Cerankowski e Megan Milks para os estudos contemporâneos sobre assexualidade. No capítulo final, busco produzir uma leitura assexual de Little Women com foco na personagem Jo March, reunindo trechos do romance à luz das categorias de análise apresentadas, destacando a resistência da personagem à sexualidade compulsória, à amatonormatividade e aos scripts sexo-normativos vigentes.
Abstract: American writer Louisa May Alcott's novel Little Women, published in 1868, has been the subject of intense academic interest in the field of Feminist and Gender Studies and remains culturally relevant today. One theme stands out among the discussions about literature and its intersection with issues of gender and sexuality with regard to the novel in focus: the possible queer [re]readings of the protagonist Jo March developed in the academic and literary fields. Stemming from a queer perspective, this work focuses on asexuality and how its representation in literature has been gaining dimension both in contemporary texts and in revisited classics. Thus, the proposal of this research consists of developing a reading of the novel Little Women, through the use of a theoretical-critical framework produced in what is currently understood as the field of asexuality studies. Firstly, I gather biographical elements about Louisa May Alcott as well as information about the content, historical context, and reception of her novel. Next, I present a brief historical contextualization of asexuality and some of the main concepts that support the theoretical field of asexuality studies. To this end, the research brings as its main references the contributions of Ela Przybylo, Elisabete Regina Baptista de Oliveira, KJ Cerankowski and Megan Milks to contemporary studies on asexuality. In the final chapter, I seek to produce an asexual reading of Little Women focusing on the character Jo March, bringing together excerpts from the novel in light of the categories of analysis presented, highlighting the character's resistance to compulsory sexuality, amatonormativity and current sexonormative scripts.
Palavras-chave: Literatura - Estudos de gênero
Mulherzinhas - Obra literária
Assexualidade
Sexualidade compulsória
Jo March - Personagem
Literature - Gender studies
Little Women - Literary work
Asexuality
Compulsory sexuality
Jo March - Character
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Letras
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31534
Data do documento: 31-Jan-2024
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Letras

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