Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31549
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorGomes, Roseane de Oliveira-
dc.date.accessioned2024-08-22T16:46:12Z-
dc.date.available2024-08-22T16:46:12Z-
dc.date.issued2023-06-01-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31549-
dc.description.abstractThe present research aimed to identify how the technologies used for teaching the English language during remote classes contributed to rethink the teaching praxis after returning to face-to-face classes. Therefore, an exploratory and descriptive research was carried out, using the interview as a data collection mechanism. Three teachers from a public school in the city of Araruna/PB were interviewed. Data were analyzed through a qualitative approach, using the technique of content analysis. The survey revealed that they used different technological resources to carry out remote classes, during the pandemic period, such as teaching and communication platforms, as well as conversation apps, games and interactive activities. Respondents also stated that even after returning to face-to-face classes, they continued to use some of these resources. However, based on the reports of the professors who took part in the research, no significant changes were perceived in the teaching praxis, from the use of technological resources, after returning to face-to-face classes.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Jonismar Leão (jonismarkendys@ccae.ufpb.br) on 2024-08-22T16:45:59Z No. of bitstreams: 3 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) RoseaneDeOliveiraGomes__ARTIGO.pdf: 906054 bytes, checksum: b0ddf0c31cd8b4f50dff3fa1b286d04d (MD5) RoseaneDeOliveiraGomes__TERMO.pdf: 190686 bytes, checksum: a6a6d36b8aeae9a4b0007a48a89f5ee0 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Jonismar Leão (jonismarkendys@ccae.ufpb.br) on 2024-08-22T16:46:12Z (GMT) No. of bitstreams: 3 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) RoseaneDeOliveiraGomes__ARTIGO.pdf: 906054 bytes, checksum: b0ddf0c31cd8b4f50dff3fa1b286d04d (MD5) RoseaneDeOliveiraGomes__TERMO.pdf: 190686 bytes, checksum: a6a6d36b8aeae9a4b0007a48a89f5ee0 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-08-22T16:46:12Z (GMT). No. of bitstreams: 3 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) RoseaneDeOliveiraGomes__ARTIGO.pdf: 906054 bytes, checksum: b0ddf0c31cd8b4f50dff3fa1b286d04d (MD5) RoseaneDeOliveiraGomes__TERMO.pdf: 190686 bytes, checksum: a6a6d36b8aeae9a4b0007a48a89f5ee0 (MD5) Previous issue date: 2023-06-01en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.relation.ispartofTrabalho de conclusão de cursopt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectTecnologiaspt_BR
dc.subjectEnsino remotopt_BR
dc.subjectEnsino presencialpt_BR
dc.subjectPráxis docentept_BR
dc.titleTecnologias utilizadas para o ensino de língua inglesa nas aulas remotas: revelações sobre a práxis docente após o retorno ao ensino presencialpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa teve como objetivo identificar como as tecnologias utilizadas para o ensino de língua inglesa durante as aulas remotas contribuíram para repensar a práxis docente após o retorno às aulas presenciais. Para tanto, foi realizada uma pesquisa exploratória e descritiva, tendo a entrevista como mecanismo de coleta de dados. Foram entrevistados três docentes de uma escola pública da cidade de Araruna/PB. Os dados foram analisados por meio de uma abordagem qualitativa, utilizando-se a técnica da análise de conteúdo. A pesquisa revelou que os professores adotaram diferentes recursos tecnológicos para a realização das aulas remotas, durante o período da pandemia, a exemplo de plataformas de ensino e comunicação, bem como aplicativos de conversação, de jogos e de atividades interativas. Os entrevistados afirmaram ainda que mesmo após o retorno às aulas presenciais, continuaram a utilizar alguns destes recursos. Contudo, tendo como base os relatos dos docentes que fizeram parte da pesquisa, não foram percebidas mudanças significativas na práxis docente, a partir do uso de recursos tecnológicos, após o retorno às aulas presenciais.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Inglês (EAD) - CCAE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RoseaneDeOliveiraGomes__ARTIGO.pdfARTIGO884,82 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
RoseaneDeOliveiraGomes__TERMO.pdfTERMO186,22 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons