Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3155
metadata.dc.type: TCC
Title: Ambiguidade lexical: a variação de sentido em propagandas
metadata.dc.creator: Paiva, Fernanda do Nascimento
metadata.dc.contributor.advisor1: Aragão Neto, Magdiel Medeiros
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho versa sobre as relações que as palavras estabelecem umas com as outras, mais especificamente, dedica-se ao estudo da ambiguidade, ocasionada pela associação de uma palavra ou grupo de palavras a mais de um significado; e ao estudo da vagueza. Tal fenômeno da literatura semântica, a ambiguidade, é gerado por fenômenos da língua, como a polissemia e a homonímia. Propomo-nos, contudo, analisar a indeterminação semântica que ocorre quando mais de um sentido incide somente sobre o item lexical. O principal objetivo é desfazer o (pré)conceito de que a comunicação linguística não deve se apresentar ambígua seja qual for a situação, posto que a ambiguidade provoca falta de clareza daquilo que se desejou textualizar. Na tentativa de argumentar contra essa falsa concepção, apresentamos o discurso persuasivo que caracteriza a propaganda comercial, cuja finalidade é levar o leitor à ação pela palavra. Para tanto, no primeiro capítulo, intitulado A diversidade do significado, tratamos da diversidade do significado de itens lexicais gerados pelos fenômenos da ambiguidade: homonímia e polissemia. Além disso, traçamos uma linha divisória entre a ambiguidade e a vagueza. No segundo capítulo, Análise dos anúncios publicitários, preocupamo-nos em analisar a linguagem e a finalidade da propaganda. Para isso, analisamos seis anúncios publicitários ambíguos. Eles foram igualmente divididos a partir de três critérios dispostos em sequência: os que desfazem a ambiguidade por meio de expressões linguísticas; os que desfazem a mensagem ambígua através de imagens fotográficas; e os que não a desfaz, deixando que o leitor selecione o sentido, sem prejudicar, contudo, a mensagem.
Abstract: Not available.
Keywords: Semântica
Ambiguidade
Homonímia
Polissemia
Propaganda
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Letras Clássicas e Vernáculas
metadata.dc.rights: Acesso restrito
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3155
Issue Date: 16-Apr-2013
Appears in Collections:TCC - Letras - Português (Curso presencial)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FNP16042013.pdf780,64 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons