Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31566
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorVenâncio, Rafael-
dc.date.accessioned2024-08-22T20:22:09Z-
dc.date.available2024-05-07-
dc.date.available2024-08-22T20:22:09Z-
dc.date.issued2024-05-05-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/31566-
dc.description.abstractDespite the republican history of Brazil being marked by constant abuse of power by some Presidents of the Republic, it cannot be denied that the North American model of governance, adopted by Brazil, has endured over time and maintained considerable stability, even in the face of relevant institutional crises, such as the 1930 Revolution. However, it cannot be ignored that without an effective system of checks and balances, the presidential system allows the one who assumes the position of Head of State, Head of Government, and Head of the Public Administration to exploit the inherent prerogatives to remain in power and usurp functions of other branches of government. This includes legislating and even judging potential opponents, declared or not, using physical force and intimidation, effectively establishing a true monarchy. In this context, the president becomes a presidential monarch, leading a dictatorial regime, as pointed out by Hindemburgo Pereira Diniz (1984). Therefore, this research, aligned with the theoretical assumptions of Paulo Bonavides (2005) and others, aims to investigate, through a theoretical-bibliographic study, the effects of the presidential system of government on Brazilian democracy, considering especially the legal foundations that granted it the prerogatives of an absolutist monarch. Results indicate, however, that in Brazil, the “system of checks and balances,” after the 1988 Constitution, has been effective in curbing the dictatorial aspirations of the Chief Executive of the Unionpt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Gutemberg Monteiro (gutembergufpb@yahoo.com) on 2024-08-22T20:22:09Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 920 bytes, checksum: 728dfda2fa81b274c619d08d1dfc1a03 (MD5) RV07052024.pdf: 813629 bytes, checksum: 80282848eeb26ae02e353d1f01e2c504 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-08-22T20:22:09Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 920 bytes, checksum: 728dfda2fa81b274c619d08d1dfc1a03 (MD5) RV07052024.pdf: 813629 bytes, checksum: 80282848eeb26ae02e353d1f01e2c504 (MD5) Previous issue date: 2024-05-05en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
dc.subjectPresidencialismopt_BR
dc.subjectConstituição Federalpt_BR
dc.subjectsistema de freios e contrapesospt_BR
dc.subjectmonarquia presidencialpt_BR
dc.subjectPresidentialismpt_BR
dc.subjectFederal Constitutionpt_BR
dc.subjectsystem of checks and balancespt_BR
dc.subjectpresidential monarchypt_BR
dc.titleSua majestade, o presidente da república: o sistema presidencialista e seus efeitos em face da democracia brasileirapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Job, Ulisses da Silveira-
dc.description.resumoApesar da história republicana do Brasil ser marcada pelo constante abuso de poder por parte de alguns Presidentes da República, não se pode negar que o modelo norte-americano de governança, adotado pelo Brasil, tem perdurado ao longo do tempo e mantido considerável estabilidade, mesmo diante de crises institucionais relevantes, como foi, por exemplo, a Revolução de 1930. No entanto, não se pode ignorar que, sem um sistema de freios e contrapesos efetivo, o presidencialismo sirva para que aquele que assume o cargo de Chefe de Estado, Chefe de Governo e Chefe da Administração Pública se valha das prerrogativas que lhe são inerentes para permanecer no poder e usurpar funções de outros Poderes de Estado, isto é, legislando e, até mesmo, julgando eventuais opositores, declarados ou não, fazendo uso da força física e da intimidação e estabelecendo, com isso, uma verdadeira monarquia e convertendo-se, ele mesmo, num monarca presidencial, líder de um regime ditatorial, conforme apontado por Hindemburgo Pereira Diniz (1984). Por isso, esta pesquisa, alinhada aos pressupostos teóricos de Paulo Bonavides (2005) e outros, pretende investigar, a partir de um estudo teóricobibliográfico, os efeitos do sistema presidencialista de governo em face da democracia brasileira, considerando, sobretudo, as bases jurídicas que deram ao Presidente da República as prerrogativas de um monarca absolutista. Resultados apontam, contudo, que, no Brasil, o “sistema de freios e contrapesos”, após a Constituição de 1988, tem sido eficaz para barrar os anseios ditatoriais do Chefe do Poder Executivo da União.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências Jurídicaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITOpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Direito - Santa Rita

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RV07052024.pdf794,56 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons